metropoles.com

Temporal no RJ: vídeo mostra Crivella atestando segurança de ciclovia

Nas imagens, prefeito diz que estrutura não corria riscos: ela desabou. Em coletiva, ele apresentou medidas adotadas para atender população

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro França/Agência Senado
Marcelo Crivella
1 de 1 Marcelo Crivella - Foto: Pedro França/Agência Senado

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, afirmando que a ciclovia Tim Maia estava segura e não corria mais riscos de desabamento. A estrutura, contudo, foi afetada após o temporal que atinge, desde a noite de quarta-feira (6), a cidade. Pela terceira vez, parte da ciclovia desabou.

“Agora ela não cai mais”, assegurou Crivella, em imagens compartilhadas pela prefeitura no dia 25 de janeiro, logo após o prefeito vistoriar a ciclovia Tim Maia.

Veja o vídeo: 

Explicações
Nesta-quinta (7/2), Marcelo Crivella deu uma coletiva de imprensa sobre as atuais condições da cidade após o temporal. Até o momento, desde o início da noite dessa quarta-feira (6/2), seis pessoas morreram e outras estão desaparecidas.

A chuva veio acompanhada de ventos que atingiram a velocidade de 110 km/h e causou apagões, derrubou árvores, alagou vias e fechou a Avenida Niemeyer, onde um trecho da ciclovia desabou.

Marcelo Crivella disse que “a [avenida] Niemeyer talvez seja um dos locais onde a prefeitura mais fez obras de contenções de impostos.” O prefeito ainda completou que nasceu e foi criado no local e que “não consta que tenhamos tido um volume de solo de cobertura e árvores caindo como tivemos dessa vez”. O prefeito finalizou informando que os responsáveis estão fazendo de tudo para ajudar a população e sanar os problemas causados na cidade.

O secretário da Casa Civil, Paulo Lucena, completou informando em números os estragos causados pela chuva. Lucena disse que 224 ocorrências foram registradas desde 19h de ontem, sendo que 26 dessas eram referentes a acúmulo de água em vias, bolsões de água ou alagamentos. Segundo o secretário, 20 casos estão solucionados.

Ocorreram 186 quedas de árvores e 81 já foram resolvidos, de acordo com Lucena. Foram quatro os deslizamentos de terra e oito quedas de poste, sendo que essas ocorrências ainda estão em andamento.

Confira a lista de providências

Energia
Os bombeiros e as equipes da concessionária de energia Light foram mobilizadas agora à tarde para a Estrada das Canoas, em São Conrado, devido à queda de um poste, que fechou totalmente a pista nos dois sentidos.

A concessionária Light informou que 88 mil pessoas estão sem luz na região do Grande Rio, devido ao temporal das últimas horas. Esse número corresponde a 2% do total de consumidores da área de atuação da concessionária.

Quiosques na praia
A Orla Rio Concessionária informa que todas as equipes de manutenção estão trabalhando para solucionar os estragos causados pelo temporal desta quarta-feira. Ao todo, 14 quiosques foram danificados, sendo 10 quiosques das praias do Leme e Copacabana e quatro quiosques da Barra da Tijuca, além da sede da concessionária.

Angra dos Reis
O temporal da noite passada em Angra dos Reis, na Costa Verde, provocou queda de árvores em vários pontos da cidade. Durante a chuva, a equipe da Defesa Civil retirou 11 árvores que causavam riscos de cair sobre residências. Nenhum caso mais grave foi registrado durante a forte chuva das últimas horas.

Aplicativo
Os interessados em receber as mensagens de alertas da Defesa Civil sobre riscos de desastres naturais devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) da pessoa.

O Sistema Alerta Rio informa que a previsão do tempo para o fim do dia hoje (7) é de chuva fraca isolada, podendo ser moderada rapidamente, sem grandes volumes de chuva. (Com informações da Agência Brasil)

 


Compartilhar notícia