Temporais, frio e baixa umidade deixam 24 estados e o DF em alerta

Os alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (22/5). Frente fria perde força

atualizado 22/05/2022 11:16

Parque Nacional Itatiaia fica no Rio de Janeiro Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia

A onda de frio atinge, ainda que com menos força, 12 estados e o Distrito Federal. Outras 12 unidades da Federação, no Norte e no Nordeste do país, estão em alerta para chuvas intensas.

Os avisos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (22/5). Na última semana, o Brasil viveu uma série de eventos climáticos causados pela passagem da tempestade Yakecan.

O frio mais ameno continua atingindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e o sul da Bahia.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal enfrentam ainda a baixa umidade relativa do ar, que pode variar entre 20% e 12%. O alerta é laranja, o segundo mais alto.

“Há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, na boca e no nariz”, frisa o órgão meteorológico.

Chuvas

As chuvas atingem Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O volume total de precipitações pode ficar próximo de 150 milímetros.

O Inmet alerta que as pancadas devem ser mais fortes nos litorais pernambucano e alagoano, bem como em áreas no norte do Amazonas, Pará e Amapá, além de todo o estado de Roraima.

“O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, que, associada posteriormente à alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, favorecerá a ocorrência de fortes chuvas desde Sergipe até Pernambuco”, informa o Inmet.

Mais lidas
Últimas notícias