metropoles.com

Tempestade tropical Akará segue em alto-mar e não deve virar furacão

A tempestade tropical Akará não deve se aproximar da costa brasileira. Mas Defesa Civil alerta para risco em navegação e pesca

atualizado

Compartilhar notícia

Defesa Civil SC
Formação de tempestade tropical no sul
1 de 1 Formação de tempestade tropical no sul - Foto: Defesa Civil SC

A semana começou com chuva no sul do país devido à passagem da tempestade tropical Akará em alto-mar, próximo a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul. De acordo com a Defesa Civil catarinense, o fenômeno perde força e não deve escalar a ponto de se transformar em um furacão.

Na sexta-feira (16/2), a Marinha emitiu um alerta para a formação de uma depressão subtropical na costa do Rio de Janeiro. A expectativa era que o fenômeno ganhasse intensidade e virasse um ciclone subtropical, conforme se deslocava para o sul.

Caso houvesse aumento na força do vento, o ciclone poderia se transformar em um furacão. Seria o primeiro registrado no Brasil após 20 anos do furacão Catarina.

No entanto, nesta segunda-feira (19/2), a Marinha classificou o fenômeno como tempestade tropical, batizada de Akará – que em tupi-guarani é uma espécie de peixe. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a tempestade se encontra em alto-mar e não deve se aproximar da costa.

“Nos próximos dias, conforme se desloca para o sul, Akará perde força gradualmente devido à temperatura da água, que se encontra mais baixa em relação à costa do Sudeste, onde o sistema se originou”, informou o órgão.

Com isso, o maior impacto da tempestade deve ser observado em alto-mar, onde as ondas podem atingir entre 3m e 4m. O órgão alerta para o aumento do risco em atividades de navegação e pesca.

Tempestade tropical Akará influencia nas chuvas

Apesar de distante da costa, a tempestade tropical Akará deve influenciar o tempo nos estados afetados. Isso porque o fenômeno mantém o fluxo de umidade do ar para o continente, favorecendo a formação de chuvas.

Em Santa Catarina, podem ocorrer temporais isolados e pancadas de chuva que começam no grande oeste do estado e devem se alastrar para outras regiões ao longo do dia. Há risco de ocorrências meteorológicas, como destelhamentos e alagamentos pontuais.

Já no Rio Grande do Sul, a previsão é de sol com nuvens e chuvas esporádicas durante o dia. A máxima é de 28°C e mínima de 23°C.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?