Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Tartaruga pré-histórica da Amazônia pode ter vivido com seres humanos

Um novo estudo publicado sugere que existe uma possibilidade dessa espécie ter convivido com as primeiras populações humana da região

19/03/2024 13:20
Júlia d'Oliveira/Jornal da USP
Ilustração colorida de tartaruga com capivaras - Metrópoles

A Floresta Amazônica é uma das maiores do mundo, contendo inestimáveis tesouros naturais tanto na sua fauna quanto na sua flora. Não apenas como também no passado, a Amazônia é e foi lar de grandes e fantásticos animais como a sucuri-verde e o titânico Purussaurus brasiliensis.

Algumas dessas criaturas não chegam nem a ser pré-históricas, como é o caso da Peltocephalus maturin, também conhecida como tartaruga-gigante-amazônica.

Um novo estudo publicado na Biology Letters sugere que existe uma possibilidade dessa espécie ter convivido com as primeiras populações de humanos da região, algo que dataria entre 14 até 9 mil anos atrás.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Fóssil da tartaruga gigantes

Em 2015, num garimpo desativado no Rio Madeira, no estado de Rondônia, foi descoberto um fóssil da mandíbula do animal pré-histórico. Diversos pesquisadores de universidades espalhadas por todo o Brasil colaboraram para a identificação do animal cuja a estimativa é que teria entre 1,8 m até 2m.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Leia a reportagem completa no SoCientifica, parceiro do Metrópoles.