metropoles.com

Tarcísio pede cooperação para ajudar São Paulo e donativos às vítimas

Governador de São Paulo, Tarcísio agradeceu o apoio do presidente Lula e falou sobre as ações discutidas entre governos estadual e federal

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Brasil
Captura de tela 2023-02-20 134538
1 de 1 Captura de tela 2023-02-20 134538 - Foto: Reprodução/TV Brasil

Após sobrevoo pela região afetada por fortes chuvas em São Paulo, o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), falou sobre a tragédia que matou 36 pessoas. O gestor agradeceu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e comentou as ações discutidas entre governos estadual e federal para conter os efeitos dos estragos na região.

Segundo Tarcísio, a presença do presidente e de toda a comitiva de ministros dá “amparo e conforto” num momento em que é necessário trabalhar em regime de cooperação. Até o momento, de acordo com o governador, existem mais de 10 pontos de bloqueio em rodovias, sendo que, em alguns, não se sabe se a estrada foi “arrastada”.

0

Equipamentos e efetivos também foram deslocados para as áreas atingidas pela chuva a fim de montar uma grande operação. São cerca de 600 pessoas envolvidas, entre militares do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros e da PM de São Paulo; mais de 50 equipamentos; oito helicópteros; e duas aeronaves do Exército, sendo que mais quatro chegarão para alcançar os locais mais afetados.

Desde o início das enchentes, o governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública para que pudesse fazer a primeira liberação de recursos. Até o momento, segundo Tarcísio, foram liberados R$ 7 milhões para os municípios.

Resgate

Ainda de acordo com Tarcísio, os feridos em decorrência do desastre foram levados para unidades de saúde das regiões afetadas: Hospital Regional de Caraguatatuba e, depois, para São José dos Campos. Suprimentos também chegaram às localidades, além de 30 mil litros para atender desabrigados e escolas.

“Temos pessoas que estão bem, não tiveram residência acometida, mas estão sem comunicação. Com a chuva, houve perda da alimentação de energia. Os mercados perderam seus estoques, as pessoas não conseguem passar cartão. Isso faz com que várias tentem sair de suas casas para tentar chegar a São Paulo. O ideal é que não façam isso, porque ainda temos muitos pontos de bloqueio”, alertou Tarcísio de Freitas.

Segundo o governador, há um movimento grande de coleta e entrega de donativos. Quem quiser doar, levar alimentos, colchões e água deve se encaminhar para os depósitos do Fundo Social de SP; da Água Branca, no Palácio dos Bandeirantes; e da Defesa Civil de SP, para que seja possível coordenar melhor a distribuição das doações.

“O estado de São Paulo vai dar a voltar por cima. Esse estado vai se reconstruir e sair ainda mais forte”, reforçou Tarcísio.

São Sebastião

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), também deu alguns detalhes sobre o trabalho de cooperação. O gestor também disse que a reconstrução do município será “lento em função do tamanho do estrago”.

“Com a reunião de agora, definimos ações estratégicas para a rápida reconstrução de unidades habitacionais junto aos ministérios de Integração Nacional e Cidades. Também foi estabelecida ajuda humanitária, que será centralizada no fundo social de solidariedade do estado de São Paulo e do município de São Sebastião. Quero externar que o processo de reconstrução do município será lento em função dos estragos que acometeram toda a extensão do município de São Sebastião”, destacou Augusto.

O prefeito se mostrou otimista quanto aos esforços para encontrar sobreviventes da tragédia.

“Ainda que seja um clichê, onde há esperança, há vida. O foco do presidente Lula é buscar vida. Temos homens mobilizados para buscar vidas dentro dos escombros”, ressaltou.

Segundo ele, há bairros praticamente destruídos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações