metropoles.com

Tanque de usina se rompe e provoca derramamento de melaço em rio

O vazamento foi contido, mas parte do melaço ficou no solo e outra parte foi drenada para uma lagoa de decantação

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ TV Gazeta
Tanque de melaço de usina se rompe em Campo Alegre, Alagoas
1 de 1 Tanque de melaço de usina se rompe em Campo Alegre, Alagoas - Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Um tanque da Usina Porto Rico, localizada em Campo Grande, no interior do Alagoas, se rompeu. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que o reservatório estava com um volume de 100 mil litros de melaço e cerca de 15% atingiu o Rio Jequiá.

O acidente aconteceu por volta de 1h30 de segunda-feira (23/11). O vazamento foi contido, mas parte do melaço ficou no solo e outra parte foi drenada para uma lagoa de decantação, que foi bombeada para canais de irrigação.

O coordenador jurídico da Usina, Átila Machado, disse que a suspeita é de que o desgaste natural do tanque tenha provocado o rompimento. “Foi verificado que o dano ambiental é quase inexistente. A usina, imediatamente, aumentou a vazão das barragens que possui na região para que o maior volume de água ajudasse a diluir o melaço”, explicou ao G1. 

Ainda segundo Átila, técnicos contratados pela empresa fazem análises no local para chegar a uma conclusão definitiva. “A Industrial Porto Rico informa que, por iniciativa própria, entrou em contato com órgãos ambientais para narrar o ocorrido, a fim de que, em conjunto, pudessem averiguar a existência (ou não) de danos ambientais”, reforçou.

Segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a água do Rio Jequiá não é utilizada para abastecer o município de Campo Alegre e nenhuma outra localidade. As áreas da cidade abastecidas pela Casal recebem água de uma barragem e de dois poços.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da prefeitura também não usa a água do Jequiá para abastecer a região. Os únicos que se abastecem da água são moradores de povoados que vão até o rio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações