Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Brasil

Sucessão no PR: Ratinho Jr. sinaliza escolha de candidato em abril

Governador deve consultar prefeitos e aliados antes de decidir nome do PSD. Base teme fortalecimento de Sergio Moro nas pesquisas

15/02/2026 02:01, atualizado 15/02/2026 16:33
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Governador do PR, Ratinho Jr.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), afirmou ao Metrópoles que deve definir, em abril, o seu indicado à sucessão no comando do estado. Aliados do paranaense vinham defendendo que ele fizesse a escolha do nome um pouco antes, em março.

Pré-candidato à Presidência, Ratinho tem planejado lançar um nome do PSD como candidato ao Palácio Iguaçu. Três nomes disputam a preferência do governador: os secretários Guto Silva (Cidades) e Rafael Greca (Desenvolvimento Sustentável), e o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi.

O governador tem afirmado a aliados que pretende consultar prefeitos e a base de partidos aliada ao governo para tomar uma decisão. Parlamentares que apoiam o governo Ratinho Júnior temem que a demora na definição do nome prejudique o desempenho da aliança e amplie a projeção do líder das pesquisas ao Iguaçu, senador Sergio Moro (União Brasil).

Sucessão no PR: Ratinho Jr. sinaliza escolha de candidato em abril - destaque galeria
3 imagens
O secretário estadual de Cidades, Guto Silva (PSD), também é apontado como um dos possíveis candidatos de Ratinho à sucessão.
Outro nome cotado na base de Ratinho Jr. é o do ex-prefeito de Curitiba e atual secretário do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca (PSD).
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), é um dos cotados para a sucessão de Ratinho Jr.
1 de 3

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), é um dos cotados para a sucessão de Ratinho Jr.

Orlando Kissner/Alep
O secretário estadual de Cidades, Guto Silva (PSD), também é apontado como um dos possíveis candidatos de Ratinho à sucessão.
2 de 3

O secretário estadual de Cidades, Guto Silva (PSD), também é apontado como um dos possíveis candidatos de Ratinho à sucessão.

Reprodução/Assessoria Guto Silva
Outro nome cotado na base de Ratinho Jr. é o do ex-prefeito de Curitiba e atual secretário do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca (PSD).
3 de 3

Outro nome cotado na base de Ratinho Jr. é o do ex-prefeito de Curitiba e atual secretário do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca (PSD).

Rodrigo Fonseca/CMC

O presidente do PSD no Paraná, Sandro Alex, declarou que a indicação do sucessor será uma decisão “absolutamente do governador”.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Pessoas próximas de Ratinho afirmam que o governador já demonstrou predileção por Guto Silva. O secretário, contudo, registra baixo desempenho em pesquisas de intenção de voto e sondagens eleitorais realizadas pela base aliada do governador.

Membros do grupo político de Ratinho Júnior defendem que o governador escolha o candidato com mais chance de crescer na disputa. Um nome forte, avaliam, ajudaria a impulsionar candidatos da coligação do escolhido para a sucessão.


Os cotados para a sucessão de Ratinho Jr.

  • O governador do Paraná, Ratinho Júnior, tem sinalizado que deve deixar o cargo até abril para estar apto a disputar o Palácio do Planalto.
  • Em meio à possível saída do posto, o paranaense tenta construir o seu candidato à sucessão.
  • Ele enfrenta divergências na base aliada e baixos desempenhos dos cotados nas sondagens eleitorais.
  • Entre aliados do governador, três nomes aparecem como os principais na disputa pela indicação de Ratinho Júnior.
  • O “preferido” do paranaense é o secretário estadual de Cidades, Guto Silva (PSD). Ele foi vereador em Pato Branco e deputado estadual por dois mandatos. Chefiou a Casa Civil de Ratinho e, em 2022, abriu mão de sua candidatura ao Senado para coordenar a campanha do atual governador.
  • Rafael Greca (PSD), secretário de Desenvolvimento Sustentável, é outro nome do gabinete de Ratinho cotado para a sucessão. Ele foi prefeito de Curitiba por três vezes. Também teve mandatos como deputado federal e estadual, além de ter chefiado o Ministério do Esporte no governo Fernando Henrique Cardoso.
  • O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), também é cotado. Ele está no seu sexto mandato como deputado estadual. Antes disso, foi vereador em Curitiba.

Líder das pesquisas

O senador Sergio Moro lidera as pesquisas ao governo do Paraná, mas enfrenta um impasse dentro da federação partidária entre União Brasil e PP.

Apoiado pelo União Brasil, Moro é rejeitado pelo PP estadual. O racha levou o PP do Paraná a se reunir, ainda no ano passado, para decidir que não endossaria uma candidatura do ex-juiz da Lava Jato.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A divergência representa um problema para a oficialização de Sergio Moro na corrida ao Iguaçu: partidos unidos em federações não podem ter candidaturas discordantes.

Ao Metrópoles, Sergio Moro afirmou, no entanto, que a sua candidatura é “irreversível” e que não pretende deixar o União Brasil. Segundo ele, a cúpula nacional da sigla mantém apoio à sua candidatura.

Aliados de Sergio Moro acreditam que, nos próximos meses, a direção nacional do PP deverá “convencer” a representação local da sigla a entrar na candidatura do senador.

O estatuto da federação, que ainda precisa ser confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também abre caminho para resolver o impasse. Pelo texto, caso a divergência persista nas convenções de cada partido no próximo ano, cabe à direção nacional da aliança definir o candidato ao governo.