metropoles.com

STF mantém prisão de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, na PF

Filipe Martins foi preso nessa quinta-feira (8/2) durante operação da Polícia Federal que investiga possível tentativa de golpe de Estado

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Felipe Martins Bolsonaro
1 de 1 Felipe Martins Bolsonaro - Foto: Reprodução

O Superior Tribunal Federal (STF) manteve a prisão de Filipe Martins, ex-assessor para assuntos internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi preso nessa quinta-feira (8/2) em operação da Polícia Federal (PF) que investiga a tentativa de golpe de Estado no governo anterior.

A defesa de Filipe Martins alegou que a manutenção da prisão é “ilegal” e audiência de custodia, realizada nesta sexta-feira (9/2), descumpriu com prazos estabelecidos pela legislação brasileira.

“Apesar de estar submetido a uma prisão ilegal, desprovida dos requisitos básicos para a imposição da prisão preventiva, e após uma audiência de custódia realizada em desconformidade com os prazos estabelecidos pela legislação, o Sr. Filipe Garcia Martins Pereira continua privado de sua liberdade”, argumentam os advogados João Vinícius Manssur e William Janssen.

Prisão

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que autorizou a prisão preventiva do ex-assessor de Bolsonaro, alega que ele fazia parte de um grupo investigado por tentar organizar um golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder.

De acordo com o STF, Filipe Martins teria apresentado ao ex-presidente uma minuta para um golpe de Estado e a determinação para realização de novas eleições presidenciais. O documento também decretava a prisão de algumas autoridades, como Alexandre de Moraes e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal.

Filipe Martins foi preso na casa de sua namorada, em Ponta Grossa (PR). Ele foi transferido para a Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba.

Governo Bolsonaro

Filipe Martins foi nomeado assessor especial da Presidência para assuntos internacionais em 2019. Ele também trabalhou com ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo durante o governo de transição.

Ao longo da gestão passada, o ex-assessor de Bolsonaro se envolveu em algumas polêmicas. Em 2021, ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por ter feito um gesto que faz alusão a movimentos racistas de supremacia branca durante uma sessão no Senado.

Na época, Filipe Martins argumentou que estaria apenas arrumando o terno.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?