metropoles.com

SP receberá manifesto contra o fim da gratuidade no transporte a idosos

Lei municipal que concedia o benefício foi revogada em dezembro e cobranças recomeçariam em 1º de fevereiro

atualizado

Compartilhar notícia

SPTrans/Divulgação
SPtrans
1 de 1 SPtrans - Foto: SPTrans/Divulgação

São Paulo – Uma petição com mais de 200 mil assinaturas contra o fim da gratuidade no transporte público para idosos em São Paulo será encaminhado à Câmara Municipal de São Paulo neste sábado (23/1). O vereador Faria de Sá (PP-SP) receberá o abaixo-assinado.

A entrega acontecerá em um comitê do parlamentar no bairro do Jabaquara, na Zona Sul da capital. O encontro reunirá Kátia Miguel, autora da petição, João Batista Mariano, coordenador do Conselho Participativo da Subprefeitura do Jabaquara, e Débora Pinho, coordenadora de campanhas da plataforma Change.org.

O documento foi criado em 24 de dezembro, dois após após a revogação da Lei Municipal 15.912/2013, que concede gratuidade nos ônibus municipais para pessoas a partir de 60 anos. A decisão foi aprovada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) e pelo governador João Doria (PSDB), que também incluiu o fim do passe livre para idosos com menos de 65 anos no Mmetrô, nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ônibus intermunicipais.

A determinação do governo municipal e estadual valeria a partir de 1º de janeiro, mas foi prorrogada para 1º de fevereiro.

0

A gratuidade no sistema de transporte na capital entrou em vigor em 2013, na gestão do então prefeito Fernando Haddad (PT). A revogação deve atingir 186 mil pessoas no município, calcula a SPTrans, empresa que administra o transporte de ônibus.

PT vai entrar com projeto

Em entrevista ao Metrópoles, o vereador Eduardo Suplicy (PT) disse que a bancada do partido apresentará um projeto para retomar a gratuidade dos ônibus para todos os idosos na capital paulista. A proposta deve ser apresentada em 2 de fevereiro, data da primeira sessão plenária.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?