PL Antifacção: “Câmara não permitirá que PF perca suas prerrogativas”, diz Motta

Presidente da Câmara afirmou que essa condição é “inegociável” para a aprovação do texto relatado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) concede entrevista exclusiva ao Metrópoles 9
1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) concede entrevista exclusiva ao Metrópoles 9 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Após críticas de governistas e especialistas em segurança pública, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), garantiu, nesta terça-feira (11/11), que a Polícia Federal (PF) não perderá suas prerrogativas com a nova versão do Projeto de Lei (PL) Antifacção, relatado pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP).

“A Câmara não permitirá, em nenhum momento, que a Polícia Federal perca as suas prerrogativas. Essa é uma condição inegociável para nós, tanto é que o próprio relator, desde o dia de ontem, por intermédio nosso, conversou com o diretor-geral da Polícia Federal”, disse a jornalistas pouco antes de se reunir com líderes da Câmara para definir a pauta da semana.

Como mostrou o Metrópoles, o presidente da Câmara faz um grande esforço para resolver as pendências e votar ainda nesta terça o PL Antifacção. Motta inclusive reabriu portas para colaborações do governo federal e deve se reunir, após o encontro com os líderes, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Em uma versão anterior do texto, Derrite havia determinado que a Polícia Federal só poderia atuar junto às polícias estaduais contra facções criminosas mediante pedido oficial dos governos estaduais.

O texto foi duramente criticado pelo governo, que rechaçou o ponto que restringia os poderes da PF. Na segunda-feira (10/11), a ministra das Relações Instituciais, Gleisi Hoffmann, afirmou que as mudanças do relator “tiram a Polícia Federa do combate ao crime organizado”.

Após conversa com o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, Motta articulou, junto ao relator, um recuo do ponto, e garantiu que a PF manterá suas atribuições. Derrite manteve a competência da corporação, mas determinou que ela deverá sempre comunicar as operações às autoridades estaduais competentes.

Veja como ficou o trecho:

“A atuação da Polícia Federal poderá compreender apoio investigativo, técnico, operacional ou informacional, e ocorrerá:

– mediante solicitação fundamentada do delegado de polícia estadual ou do Ministério Público estadual competente;
– por iniciativa própria, com comunicação às autoridades estaduais competentes”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?