metropoles.com

Guedes sobre chamar servidores de “parasitas”: “Fora de contexto”

Segundo o ministro da Economia, ele se referiu a situações específicas, nos casos de estados que têm o orçamento comprometido com a folha

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Esp. para o Metrópoles
paulo guedes qq senado
1 de 1 paulo guedes qq senado - Foto: Andre Borges/Esp. para o Metrópoles

Após comparar os funcionários públicos brasileiros a “parasitas“, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (07/02/2020) que as declarações dele foram “retiradas de contexto”. O titular da pasta falava sobre a reforma administrativa quando criticou os benefícios pagos aos servidores.

“O ministro lamenta profundamente que sua fala tenha sido retirada de contexto pela imprensa, desviando o foco do que é realmente importante no momento: transformar o Estado brasileiro para prestar melhores serviços ao cidadão”, diz trecho da nota.

Guedes ainda disse que estava se referindo a situações específicas de estados que têm “o orçamento comprometido com a folha de pagamento”. “Nessa situação extrema, não sobram recursos para gastos essenciais em áreas fundamentais como saúde, educação e saneamento”, continua a manifestação.

A declaração foi dada pelo ministro em palestra na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EPGE) no encerramento de um seminário sobre o Pacto Federativo.

“Assédio institucional”
Ao tomar conhecimento das declarações do governo, sindicatos de servidores se manifestaram. As principais entidades de classe classificaram a fala como “lamentável”, que o ministro faz “provocações chulas” e pratica “assédio institucional”.

Mais cedo, quando falava sobre a reforma administrativa, Guedes soltou a declaração polêmica: “O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”. O texto da proposta deve ser enviado ao Congresso na próxima semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?