metropoles.com

Agentes de trânsito fazem manifestação pelo uso de armas de fogo

O projeto de lei que permite o uso de armas no exercício da profissão está previsto para ser votado nesta terça-feira (26/9) no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal
agentes
1 de 1 agentes - Foto: Arquivo Pessoal

Um grupo de agentes de trânsito está no Congresso Nacional, nesta terça-feira (26/9), para acompanhar a votação da medida que prevê a autorização do uso de armas durante o exercício da profissão. O texto começou a ser debatido ainda em 2008, e a previsão é que o Projeto de Lei nº 152/2015, que altera o Estatuto do Desarmamento (lei nº 10.826/2003), seja votado hoje no plenário do Senado.

O diretor do Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, Fundacional, das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Distrito Federal (Sindiser), Alberto Lima, afirmou ao Metrópoles que o objetivo da permissão para uso de armas é uma medida que vai garantir mais segurança aos agentes de trânsito e, consequentemente, à população.

“Infelizmente, vivemos numa sociedade cada vez mais violenta. O porte de arma vai trazer mais segurança no momento em que os agentes precisarem fazer abordagens. É muito comum ver casos de agentes desacatados, agredidos e até mortos em operações de rotina”, disse Lima.

A manifestação dos agentes de trânsito contou com uma ação pacífica no gramado do Congresso Nacional (foto principal). Os agentes fizeram o mapa do Brasil e, assim que a votação for iniciada, eles vão colocar uma cruz em cada unidade da federação, simbolizando os profissionais que cuidam da segurança no trânsito e são violentados.

 

Compartilhar notícia