Serviços crescem 0,3% em janeiro e voltam a recorde histórico

Recorde da série histórica foi alcançado em outubro e, novamente, em novembro de 2025

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Myke Sena/Especial para o Metrópoles
Imagem colorida de movimentação transportes
1 de 1 Imagem colorida de movimentação transportes - Foto: Myke Sena/Especial para o Metrópoles

O volume do setor de serviços no Brasil cresceu 0,3% em janeiro deste ano, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (13/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro de 2025, houve um recuo de 0,4% frente a novembro.

O resultado de janeiro deste ano se iguala ao recorde da série histórica, alcançado em outubro e repetido em novembro de 2025. Conforme o IBGE, o setor de serviços está 20,1% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia).

O resultado positivo em janeiro foi puxado por outros serviços (3,7%), informação e comunicação (1,0%) e transportes (0,4%). Com relação a janeiro de 2025, o volume de serviços cresceu 3,3%.

Em 2025, o setor de serviços encerrou com um avanço de 2,8%, conforme o IBGE.


O setor de serviços no Brasil

  • A Pesquisa Mensal de Serviços monitora a receita bruta de serviços nas empresas formais, com 20 ou mais trabalhadores. São excluídas as áreas de saúde e educação.
  • A próxima divulgação da PMS referente a fevereiro de 2026 será em 14 de abril.
  • Em 2025, o volume de serviços fechou com alta de 2,8%, quinto ano seguido de crescimento.

O setor de serviços é dividido em cinco grupos. Os outros dois registraram resultados neutros ou negativos: serviços prestados às famílias (-1,2%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (0,0%).

O levantamento do Produto Interno Bruto (PIB) do IBGE para o setor de serviços encerrou 2025 com avanço de 1,8%. Para 2026, a expectativa do Banco Central (BC) é um crescimento de 1,6%, conforme o Relatório de Política Monetária.

Variação de outros setores

  • Serviços prestados às famílias: -1,2%
  • Alojamento e alimentação: -1,1%
  • Outros serviços às famílias: -6,6%
  • Serviços de informação e comunicação: 1,0%
  • Tecnologia da informação e comunicação (TIC): 1,1%
  • Telecomunicações: -0,1%
  • Serviços de TI: 3,4%
  • Audiovisuais: 2,4%
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares: 0,0%
  • Serviços técnico-profissionais: 2,2%
  • Serviços administrativos e complementares: 1,9%
  • Transportes, auxiliares e correio: 0,4%
  • Transporte aquaviário: 2,2%
  • Transporte aéreo:  4,6%
  • Armazenagem e correio: 3,2%
  • Outros serviços: 3,7%.

Comportamento regional

Em janeiro, o volume de Serviços cresceu em 12 das 27 unidades da federação, na comparação com dezembro passado.

As unidades da federação com maior impacto para o resultado positivo em janeiro foram: São Paulo (1,6%), Mato Grosso (5,6%), Santa Catarina (1,3%), Rio Grande do Sul (1,1%) e Pará (3,1%).

Por outro lado, as que mais puxaram o indicador para baixo foram Paraná (-7,1%) e Rio de Janeiro (-3,0%) .

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?