metropoles.com

Senado aprova nome de Jhonantan de Jesus ao TCU

As vagas do TCU são distribuídas entre indicações do Senado, da Câmara dos Deputados e da Presidência da República

atualizado

Compartilhar notícia

Jhonatan_de_Jesus
1 de 1 Jhonatan_de_Jesus - Foto: null

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (8/2), a indicação do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O nome de Jesus foi indicado pela Câmara dos Deputados e apadrinhado por Arthur Lira (PP-AL).

A votação marcou a primeira sessão da Casa Alta da nova legislatura. Na última semana, 27 senadores tomaram posse e teve início a 57ª legislatura  (2023-2027).

O deputado ocupará a cadeira vaga com a saída da ex-ministra Ana Arraes, que deixou a Corte em julho do ano passado. Deputada federal pelo PSB de Pernambuco, Arraes estava no TCU desde 2011.

Na Câmara, Jhonatan de Jesus era tido como o favorito a vencer a disputa, que concorreu com o ex-deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) e Soraya Santos (PL-RJ). O emedebista recebeu 174 votos contra 75 da parlamentar carioca.

Atualmente, o deputado está no terceiro mandato consecutivo como na Câmara. Ele é médico de formação. Na Câmara, já foi presidente da Comissão de Minas e Energia (CME) e relator da Medida Provisória 820/2018, que tratou do fluxo migratório de venezuelanos em Roraima. O parlamentar também foi líder da bancada do Republicanos na Câmara em 2019 e 2020.

O novo nome do TCU também é filho de um dos atuais senadores, Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

Ao todo, seis das nove cadeiras de ministros do TCU partem do Congresso Nacional, sendo três vagas destinadas a deputados federais e outras três a senadores. Além do Legislativo, outras três vagas são preenchidas através de indicações do Executivo federal.

O TCU é composto por nove ministros – seis são de indicações do Congresso, sendo três da Câmara e três do Senado. O presidente da República também tem direito a indicar três ministros.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?