Senado: adversário de Lira, Renan Calheiros vai relatar isenção do IR

A indicação foi anunciada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), na tarde desta terça-feira (7/10)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Gonet rejeita queixa-crime de Lira contra Renan Calheiros
1 de 1 Gonet rejeita queixa-crime de Lira contra Renan Calheiros - Foto: Reprodução

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou, nesta terça-feira (7/10), que Renan Calheiros (MDB-AL) será relator do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda, aprovado na Câmara na última quarta-feira (1º/10).

Renan Calheiros é ex-presidente do Sendo e atual presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O senador alagoano vai cuidar do projeto relatado pelo seu principal adversário político no Estado, o deputado e ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Em entrevista a jornalistas, Alcolumbre explicou que a isenção do IR vai tramitar somente na CAE. Antes da aprovação do projeto que isenta quem ganha até R$ 5.000 de declarar IR, na Câmara, Renan chegou a pautar, relatar e aprovar um projeto alternativo na comissão, em crítica à demora do parecer de Lira em chegar ao plenário da Casa Baixa.

A jornalistas, Renan voltou a criticar a demora da Câmara e disse que, no Senado, deverá ser votada em 30 dias e que irá se esforçar para que o projeto não volte para a Casa Baixa, onde foi usada ” instrumento de chantagem contra o governo e contra a pauta legislativa”.

“O Senado não vai abrir mão do cumprimemto do seu papel. O que precisar ser modificado, será modificado, sim. Mas faremos de tudo para que a materia não volte a Câmara, onde serviu, lamentavelmente, como instrumento de chantagem contra o governo e sobre a pauta do poder legislativo”, declarou.

O senador alagoano integra a base do governo no Senado. A isenção do IR é uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deverá ser um dos carros-chefes do Palácio do Planalto para alavancar a popularidade do petista à frente das eleições de 2026.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?