metropoles.com

Sem Marielle Franco, Brasil tem apenas 5 vereadoras pretas em capitais

No Rio de Janeiro, ela era a única mulher declarada como preta a ocupar o cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
A VEREADORA MARIELLE FRANCO MORTA A TIROS NO RIO DE JANEIRO (RJ).
1 de 1 A VEREADORA MARIELLE FRANCO MORTA A TIROS NO RIO DE JANEIRO (RJ). - Foto: Divulgação

A morte de Marielle Franco, vereadora executada a tiros no Rio de Janeiro, nessa quarta-feira (14/3), é um duro golpe para a inclusão conquistada lentamente pelas mulheres negras na política brasileira.

Nas eleições municipais de 2016, o país elegeu apenas 7.818 vereadoras, que representam 4,66% do total. Entre elas, nas capitais, somente 32 – agora 31 – são negras. Dessas, 26 se declaram pardas, e 6, pretas.

Nove capitais só tiveram mulheres brancas como vereadoras. Nem mesmo São Luís (MA), onde 74% da população é negra, segundo o IBGE, conseguiu nomear uma vereadora preta.

Os dados são de uma pesquisa feita pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) divulgada à época das eleições municipais, pela Revista Fórum.

Das 465.446 candidaturas em todo o Brasil, apenas 14,2% eram de mulheres (156.317) e, dessa parcela, elegeu-se apenas 0,3%. Além das vereadoras, ocuparam cargos 638 prefeitas, todas brancas.

Marielle tinha força na política, foi a quinta vereadora mais votada do país em 2016. Era um exemplo de engajamento social nesse setor. Pouco antes de morrer, ela estava em um evento com o tema Jovens Negras Movendo as Estruturas, sobre projetos artísticos tocados por mulheres negras na Casa das Pretas, na Lapa, centro do Rio.

“Quem matou a Marielle tentou matar a possibilidade de uma mulher negra, nascida na Maré, feminista, estar na política. Isso não é aceitável em qualquer lugar do mundo. Vamos exigir até o último momento que se descubra o que aconteceu”, afirmou o chefe da Polícia Civil no Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa.

Entenda os termos

Durante muito tempo, a palavra “preto” foi sinônimo de xingamento no Brasil, por conta do racismo. A expressão, no entanto, é um critério formal para definir a cor de pele, reconhecido pelo IBGE e usado na pesquisa do Inesc.

O negro é caracterizado em várias definições. Pretos e pardos são duas delas. Foram as próprias mulheres que, ao se candidatarem ao cargo de vereadora, se autodeclararam “pretas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?