metropoles.com

Sem fontes de recursos, Senado prorroga isenção de IPI para taxistas

Projeto estende até 2026 benefício fiscal para motoristas de taxi e pessoas com deficiência

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
taxistas
1 de 1 taxistas - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O plenário do Senado Federal concluiu, nesta quarta-feira (15/12), a votação do Projeto de Lei (PL) n° 5149/20, que prorroga até dezembro de 2026 a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos novos por taxistas e pessoas com deficiência. A matéria vai à sanção presidencial.

Os senadores haviam aprovado na última quinta-feira (9/12) o texto-base do projeto, mas ficaram pendentes os destaques ao texto, que foram analisados nesta quarta. O destaque do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) suprimiu trecho que determinava o retorno da cobrança de impostos a equipamentos e produtos.

O senador Romário (PL-RJ), relator do projeto, disse que o governo lhe informou que até este momento não encontrou uma fonte pagadora. No entanto, segundo ele, houve garantia de que a verba será obtida. Há uma conversa com o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), relator do Orçamento de 2022, e também a possibilidade de edição de uma medida provisória para definir a fonte pagadora.

“Não há nenhum problema com relação à fonte [pagadora]. Trata-se de uma prorrogação de um incentivo que já existia desde 1995. Não inconstitucionalidade, pois o projeto já está aprovado e vigorando”, disse o tucano.

O texto aprovado também eleva de R$ 140 mil para R$ 200 mil o preço máximo do automóvel que poderá ser adquirido com isenção do IPI pela pessoa com deficiência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?