metropoles.com

Saúde de Aparecida (GO) realiza testagens e inquérito sobre a malária

Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (GO) promove, há uma semana, testagens e levantamentos para deter o contágio da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jhonney Macena/Prefeitura Aparecida de Goiânia
goias inquerito malaria aparecida
1 de 1 goias inquerito malaria aparecida - Foto: Jhonney Macena/Prefeitura Aparecida de Goiânia

Goiânia – Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, fazem um inquérito sobre a malária na região do Bairro Independência, que teve, neste ano, oito casos confirmados da doença infecciosa. As atividades de campo, que incluem testagem da população, foram intensificadas no último fim-de-semana, quando mais de 300 moradores foram testados. Agora, os trabalhos continuam com foco nas orientações à comunidade.

De acordo com a gestão municipal, o objetivo da iniciativa é monitorar a situação e prevenir novos casos de malária, que é transmitida por meio da picada de fêmeas do Anopheles, o “mosquito-prego”, infectadas pelo protozoário Plasmodium.

As atividades são coordenadas pela superintendência de Vigilância em Saúde da SMS e mobilizaram dezenas de profissionais em reuniões técnicas e trabalhos de campo com ações educativas, busca ativa nas residências, mapeamento por drones, testagem e levantamentos epidemiológicos. Os exames feitos na população local foram dos tipos “gota-espessa” e também teste rápido para diagnóstico da malária.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana, contou que os testes rápidos têm resultado em 15 minutos e os de gota espessa (Considerados padrão ouro para diagnóstico de malária) são enviados para o Lacen, que entrega os resultados em cerca de 20 dias.

“Testamos nesse fim-de-semana mais de 300 pessoas e os resultados deram negativo, o que é ótimo. Porém, continuaremos fazendo visitas nas residências para conscientizar as pessoas sobre os riscos e como se proteger. Estamos em alerta”, frisou ela.

Mais cuidados

Já a diretora de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, Fabíola Luz, lembrou que as pessoas devem se proteger contra a malária evitando locais muito infestados pelos mosquitos, usando repelente e roupas que cubram braços e pernas, bem como usando telas nas janelas e mosquiteiros nas camas e berços, dentre outras medidas. A coordenadora de Vigilância Ambiental, Deizy Clébia, reforçou a importância da prevenção, não apenas individual, mas também coletiva.

“É essencial que as pessoas façam a drenagem, o saneamento e o aterro de locais com água que servem de criadouros do mosquito, controlem a vegetação aquática e possam ter melhores condições de trabalho e moradia”, apontou Fabíola Luz.

No apoio à superintendência de Vigilância em Saúde, Débora Franco destacou que quem tiver alguma suspeita de que pode estar com malária, sobretudo se tiver viajado para a Região Norte do País ou ter tido contato com alguém infectado, deve procurar o quanto antes uma unidade de saúde para avaliação médica, e, se necessário, receber o tratamento adequado. “Se houver sintomas como febre alta, sudorese, calafrios, dor de cabeça e tremores, o alerta deve ser redobrado”, avisou ela.

Estão envolvidos na mobilização representantes das Vigilâncias em Saúde de Aparecida e Estadual (Suvisa); das secretarias de Desenvolvimento Urbano (SDU) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade de (Semma) de Aparecida; da equipe técnica da coordenação de Eliminação da Malária do Ministério da Saúde (MS); do Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen); do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTS) e do 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Aparecida (7º BBM).

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?