metropoles.com

Saúde retoma distribuição de medicamento contra doença de Chagas

O benznidazol é utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar a doença de Chagas. Primeira remessa terá 170 mil unidades

atualizado

Compartilhar notícia

Myke Sena/MS
barbeiro doença de chagas
1 de 1 barbeiro doença de chagas - Foto: Myke Sena/MS

O Ministério da Saúde iniciou, nesta sexta-feira (14/4), a distribuição a estados e municípios do medicamento benznidazol, utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento da doença de Chagas. A pasta adquiriu 1 milhão de doses do remédio, o que permitirá que o número de pacientes tratados por ano aumente em 196%.

A primeira remessa, com 170 mil unidades, chega a estados e municípios na próxima semana. As próximas remessas, de acordo com o ministério, chegarão nos próximos meses.

Com a nova aquisição, a quantidade de pessoas atendidas com o tratamento pelo SUS passará de cerca de 1,5 mil para 4,5 mil. Nesta sexta, lembra-se o Dia Mundial da Doença de Chagas.

O Ministério da Saúde tem como objetivo eliminar a transmissão vertical da doença, que ocorre de mãe para filho. De acordo com a pasta, mais de 1 milhão de brasileiros estão contaminados com o protozoário e, por ano, o país perde cerca de 4,5 mil pessoas. Os casos se concentram, sobretudo, na Região Norte.

Junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o ministério vai apoiar um projeto piloto em Abaetetuba (PA), com o fornecimento de testes rápidos de detecção da doença. A iniciativa servirá de base para a ampliação da oferta de diagnóstico e tratamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?