metropoles.com

Saúde publica nota técnica que libera vacinação de servidores da pasta

Documento foi divulgado nesta terça-feira (18/5). Servidores são considerados trabalhadores da saúde pelo Plano de Vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vacinação da Covid-19 em Goiânia
1 de 1 Vacinação da Covid-19 em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (18/5), nota técnica que permite a vacinação de servidores da pasta contra a Covid-19.

O documento atesta que os funcionários do Ministério são considerados “trabalhadores da saúde”. De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), profissionais da área estão entre os grupos prioritários e devem ser vacinados de acordo com a seguinte ordem:

I – Equipes de vacinação que estiveram inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados nas primeiras etapas da campanha;

II – Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas;

III – Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19;

IV – Demais trabalhadores da saúde.

SEI_MS – 0020554435 – Nota Técnica by Juliana Barbosa on Scribd

Segundo a nota técnica, servidores do Ministério estão na categoria “demais trabalhadores da saúde” por não pertencerem à linha de frente no combate ao vírus – mesmo que precisem atuar “in loco” em algumas unidades de saúde.

A vacinação desses trabalhadores, no entanto, deve ocorrer de acordo com os critérios de cada unidade da federação, de acordo com as informações da nota técnica.

“Os servidores e colaboradores deste Ministério da Saúde encontram-se contemplados na categoria de trabalhadores de saúde, conforme definição operacional do PNO e Oficio-Circular 57/2021. Devendo consultar a estratégia e etapa para vacinação junto à unidade de saúde de referência e/ou secretaria de saúde da localidade de residência”, informa o documento.

Em comunicado à reportagem, o Ministério da Saúde afirma que a nota técnica 637/21 “reitera que os trabalhadores da pasta são pertencentes a gestão da saúde, assim devem ser vacinados na etapa correspondente aos ‘demais trabalhadores de saúde’, conforme previsto no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO)”.

Segundo a nota da pasta, a vacinação desse grupo acontecerá “de acordo com as estratégias de operacionalização definidas pelas secretarias locais de saúde”.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?