metropoles.com

Saúde irá decretar crise sanitária e humanitária em terra Yanomami

Equipe conduzida pelo Ministério dos Povos Indígenas, Funai e Sesai irá visitar crianças na terra Yanomami vítimas de desnutrição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DSEY/Reprodução
Criança Yanomami com malária - Metrópoles
1 de 1 Criança Yanomami com malária - Metrópoles - Foto: DSEY/Reprodução

O Ministério da Saúde deverá decretar crise sanitária e humanitária na terra indígena Yanomami, em Roraima. Segundo a pasta, há quadros de desnutrição severa e malária nas crianças que vivem na maior reserva do país.

Em decorrência do adoecimento de crianças, o governo federal deverá indicar estado de calamidade pública.

Equipes da Saúde estão na terra Yanomami e resgataram até o momento oito crianças em estado grave. Os pacientes foram encaminhados para a capital de Roraima, Boa Vista. De acordo com a pasta, aproximadamente 570 menores de idades morreram em decorrência do mercúrio e desnutrição.

Além da precarização da saúde, o povo Yanomami é vítima do avanço do garimpo ilegal responsável pela contaminação dos rios por mércurio, liberado pela exploração de ouro nas proximidades das aldeias.

Viagem de Lula para terra Yanomami

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou nesta sexta-feira (20/1) uma ação emergencial para intervenção na crise humanitária na terra Yanomami. A ação será conduzida pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol), em conjunto com a Fundação Nacional do Povos Indígenas (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indigena (Sesai).

A viagem de Lula para Roraima contará também com o apoio do Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, Ministério do Planejamento e Orçamento e do Ministério de Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome.

Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que cerca de 570 crianças do povo Yanomami foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome, devido ao impacto das atividades de garimpo ilegal na região.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?