metropoles.com

Planos de saúde deverão pagar por teste do novo coronavírus

Até agora, as empresas poderiam cobrar dos beneficiários, pois o exame não fazia parte da cobertura mínima obrigatória

atualizado

Compartilhar notícia

A partir de agora, os planos de saúde terão que pagar pelos testes que detectam o novo coronavírus. Integrantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) se reuniram, nessa terça-feira (10/03), com representantes do setor para discutir a medida.

Com isso, o exame para identificar pacientes com Covid-19 entra no rol de procedimentos e eventos em saúde, ou seja, passa a fazer parte da cobertura mínima obrigatória para os beneficiários dos planos. Até então, esse teste poderia ser cobrado.

De acordo com a ANS, ainda faltam ser detalhados o tipo de exame que fará parte da cobertura obrigatória e as Diretrizes de Utilização (DUTs), necessárias para adequar o procedimento aos protocolos do Ministério da Saúde.

A ANS ressaltou que o tratamento aos pacientes diagnosticados com Covid-19 já é assegurado aos clientes de plano de saúde, de acordo com a segmentação do serviço.

Novos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, nessa terça-feira, indicam que o número de casos confirmados do coronavírus no Brasil subiu de 25 para 34. Há pacientes em oito estados.

Até agora, são 893 casos sob investigação. Outros 780 já foram descartados desde o início do monitoramento no país.

Compartilhar notícia