metropoles.com

Para investigadores, médicos agiam como monstros

As investigações apontam para cirurgias sabotadas, utilização de produtos vencidos e troca de próteses mais caras por outras baratas. Devido a esse modo de agir, a operação foi batizada de Mister Hyde, em alusão ao filme de horror “Dr. Jekyll and Mr. Hyde”

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O esquema envolvendo a máfia das próteses choca pela crueldade. Segundo os investigadores, há casos de cirurgias sabotadas para que o paciente fique sendo operado e assim continue, mesmo que involuntariamente, gerando lucro para o esquema; utilização de produtos vencidos e troca de próteses mais caras por outras baratas. Devido a esse modus operandi da organização criminosa, a operação foi batizada de Mister Hyde, em alusão ao filme “Dr. Jekyll and Mr. Hyde”, ou “O Médico e o Monstro”.

Baseado no romance “Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde” (“O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde”), de Robert Louis Stevenson, publicado em 1886, o filme mostra as duas faces de um médico. A história se passa em Londres, no século XIX. O médico e pesquisador Henry Jekyll crê que o bem e o mal existam em todas as pessoas.

Jekyll tem muita determinação para provar sua teoria e, por isso, após trabalhar incansavelmente em seu laboratório, elabora uma fórmula e a ingere. Como resultado, seu lado demoníaco é revelado, que ele chama de Mr. Hyde. O pior é que o personagem não consegue controlar a sua face do mal.

Pacientes eram “projetos econômicos”
De acordo com o promotor Maurício Miranda, da Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Servidores de Saúde (Pró-Vida), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, os pacientes eram vistos como “projetos econômicos”  pelos integrantes da organização, incluindo os médicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?