metropoles.com

Ministro diz que risco de contágio por zika no Rio-2016 é quase zero

Ricardo Barros também lembrou que, em 2014, durante a Copa do Mundo, a expectativa era de um surto de dengue, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o que não ocorreu

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016
1 de 1 Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse a jornalistas estrangeiros nesta sexta-feira (10/6) que o risco de contaminação pelo zika vírus durante os Jogos Olímpicos no Rio, em agosto, é “baixíssimo”, “quase zero”. Ele lembrou que, em 2014, durante a Copa do Mundo, a expectativa era de um surto de dengue, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o que não ocorreu.

Barros mostrou números comparativos da Copa e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para sustentar a tese de que não há motivos para os estrangeiros temerem a vinda ao Rio. Mostrou, como exemplo, que o Mundial aconteceu em 12 cidades, recebeu 1,4 milhão de estrangeiros e só 0,2% dos torcedores precisou de algum tipo de atendimento médico. Para a Olimpíada e a Paralimpíada, a expectativa é de 350 mil a 500 mil turistas estrangeiros, além de 10,9 mil atletas.

O principal argumento do ministro é a baixa incidência do Aedes no Rio durante o inverno. “Em 2016, a queda da incidência de dengue caiu antes do que aconteceu em outros anos, muito porque há um esforço maior do controle do mosquito e também pelas condições climáticas. Espero que os atletas que estão em dúvida (se virão ao Rio para Olimpíada) possam rever sua decisão”, afirmou.

O ministro falou no Rio a jornalistas europeus, asiáticos e dos Estados Unidos. Ele não respondeu, na entrevista coletiva convocada apenas para a imprensa internacional, a perguntas de jornalistas brasileiros. Não foram feitos questionamentos fora do tema dos Jogos Olímpicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?