metropoles.com

Covid-19: governo abre edital para compra de seringas e agulhas

Aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
Seringas de vacina
1 de 1 Seringas de vacina - Foto: Pixabay

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (16/12), no Diário Oficial da União (DOU), um aviso de licitação para aquisição de seringas e agulhas descartáveis. O edital prevê a compra de quatro modelos diferentes de agulha, em quantidades que variam de 31 milhões a 180 milhões de unidades.

Segundo o aviso, as propostas devem ser abertas no dia 29 deste mês e os itens serão entregues em Guarulhos (SP).

O plano de imunização do governo federal enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) no sábado (12/12) fala sobre a compra de 300 milhões de seringas e agulhas, sem especificações. O custo é de R$ 62 milhões.

Existe risco de desabastecimento às vésperas da vacinação contra a Covid-19. A indústria nacional já afirmou que tem dificuldades para fabricar os produtos em tempo hábil frente à necessidade urgente de imunização e dos atrasos governamentais.

Seringas da China

Há quase seis meses, o gabinete de Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, ignora um pedido para que se manifeste sobre o interesse público na importação de seringas descartáveis da China, segundo informações da Folha de S.Paulo.

O Ministério da Economia enviou um ofício para Élcio Franco, secretário executivo da pasta de Pazuello. Até a noite de terça-feira (15/12), entretanto, permanecia sem resposta.

Até o momento, não se sabe quando o governo Jair Bolsonaro (sem partido) vai dar início a um plano de imunização, pois o Brasil vive um impasse em relação a vacinas de Covid-19.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?