metropoles.com

Com Covid-19, assessora da direção do Dnit preocupa servidores

Servidora, que está afastada do trabalho, perdeu o marido para a doença, que ambos contraíram em viagem ao exterior

atualizado

Compartilhar notícia

André Borges/Especial para o Metrópoles
Sede do Dnit em Brasília
1 de 1 Sede do Dnit em Brasília - Foto: André Borges/Especial para o Metrópoles

Ter um colega de trabalho diagnosticado com coronavírus é uma preocupação cada vez mais recorrente entre os servidores federais. O número de funcionários públicos da União que testaram positivo para a Covid-19 é de pelo menos 165, como mostrou o Metrópoles nessa quinta-feira (16/04).

Entre eles, está uma servidora do gabinete do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Antônio Leite dos Santos Filho. Após uma viagem ao exterior, ela e o marido contraíram a doença. Na última segunda-feira (16/04), ele faleceu. Ela testou positivo, o que gerou apreensão e comoção entre os 700 servidores que ocupam o prédio sede da autarquia em Brasília.

A preocupação envolve primeiro medidas de proteção e contenção à Covid-19 dentro dos prédios do Dnit. Em segundo lugar, existe o receio de os funcionários terem tido contato com a servidora. Por último, há uma preocupação generalizada em função da rapidez com que a doença ceifou a vida do marido da servidora. Os relatos foram feitos por servidores em contato com a reportagem.

Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o casal contraiu a doença em uma viagem ao exterior. Logo que retornaram, porém, ela teria sido posta em quarentena, o que afastaria a segunda hipótese que tem preocupado os funcionários. A assessoria não informou qual o estado de saúde da servidora nem o destino da viagem.

Ainda assim, servidores que trabalham no local relataram ao Metrópoles um clima de preocupação e cobrança por condições mais seguras de trabalho.

Por sua natureza, atuando nas estradas federais de todo o país, o Dnit tem condições reduzidas de afastar servidores do trabalho presencial.

Na sede em Brasília, porém, o órgão informou, por meio da assessoria de imprensa, que está tomando precauções, e que parte da equipe está em home office, seguindo uma escala de revezamento nas idas ao prédio.

O órgão também informou estar distribuindo álcool em gel tanto para servidores e terceirizados quanto para os que atuam na linha de frente.

A assessoria de comunicação também se prontificou a responder quaisquer dúvidas que os servidores tenham pelo telefone (61) 3315-4665.

Veja parte das políticas que o órgão tem anunciado para prevenir a doença:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?