metropoles.com

São Paulo tem 77% das UTIs ocupadas, maior nível desde junho

Neste domingo, a capital paulista chegou a 365 pessoas internadas em UTIs e 448 em enfermarias

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Hospital de Campanha da Covid-19 na grande São Paulo
1 de 1 Hospital de Campanha da Covid-19 na grande São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – A cidade de São Paulo tem 77% de suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas por pacientes com Covid-19 neste domingo (23/1), nível que a que a capital não chegava desde junho do ano passado. De acordo com dados do boletim diário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há 365 pessoas internadas nestes leitos e 448 em enfermarias.

A diferença entre agora e aquela época é o total de leitos em operação. Hoje, a disponibilidade de vagas em hospitais municipais é de 1.109, enquanto em junho, ultrapassava os 1.800.

Nos leitos de enfermaria da capital, a taxa de ocupação neste domingo é de 71%. Os dados levam em conta apenas os hospitais municipais.

Além dos leitos de competência da prefeitura, a cidade de São Paulo ainda conta com 510 pessoas internadas em hospitais estaduais e 1.488 nos hospitais privados, considerando tanto enfermaria quanto UTIs.

Há ao menos duas semanas a variante Ômicron da Covid-19, mais transmissível, é a predominante na cidade, que já tem toda a população adulta com ao menos duas doses da vacina.

Na última quinta-feira (20/1), a SMS informou que 272 novos casos da nova cepa tinham sido identificados, somando 770 casos da nova linhagem sequenciados. Das 276 amostras analisadas pelo Instituto Butantan, 272 (98,55%) foram positivas para variante Ômicron e três para variante Delta.

No nível estadual, as taxas de ocupação também vêm aumentando desde o início deste ano: as UTIs têm 63,5% de taxa de ocupação em todo o estado, enquanto na Grande São Paulo, composta por 37 municípios, o nível de hospitalização nestes leitos é de 68,7%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações