metropoles.com

Sancionada lei que amplia validade de prescrições para exame pré-natal

Legislação também facilita atendimento de gestantes e puérperas em internações. Texto foi aprovado pelo Congresso no fim de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
gestante grávida covid máscara coronavírus
1 de 1 gestante grávida covid máscara coronavírus - Foto: Getty Images

Foi sancionada a lei que prorroga o prazo de validade de prescrições médicas e de pedidos médicos para a realização de exames de pré-natal e de acompanhamento do estado puerperal.

Durante a pandemia, a critério do médico, esses documentos poderão ser válidos durante todo o período da gravidez e/ou do puerpério em que foi realizada a prescrição ou o pedido. Também fica permitido o uso de formulários eletrônicos.

A legislação determina o acesso facilitado de gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) a cuidados intensivos e à internação em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) durante a pandemia de Covid-19.

Tanto a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) quanto o Ministério da Saúde brasileiro recomendam atenção especial a grávidas e mães recentes durante a pandemia.

De autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o texto foi aprovado pela Câmara em março e pelo Senado, no fim de abril e enviado à sanção presidencial. Nenhum trecho foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A lei foi publicada na edição desta quinta-feira (20/5) do Diário Oficial da União (DOU), com as assinaturas dos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Veja a íntegra:

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?