Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Saída de Rita Serrano da Caixa é publicada no Diário Oficial da União

Com intuito de destravar pautas no Congresso, governo Lula tirou Rita Serrano da presidência da Caixa e colocou um protegido do Centrão

30/10/2023 06:56, atualizado 30/10/2023 09:11
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida de Lula e Rita Serrano, demitida por Lula da presidência da Caixa Econômica Federal - Metrópoles

O Diário Oficial da União desta segunda-feira (30/10) trouxe a oficialização da saída de Rita Serrano da presidência da Caixa. A demissão havia sido anunciada na última quarta-feira (25/10), após reunião de Serrano com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Serrano sai para a entrada de um apadrinhado do Centrão. A manobra veio com resultado imediato e destravou pautas econômicas no Congresso Nacional. Na mesma quarta-feira, por exemplo, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que taxa rendimentos de offshores em paraísos fiscais. A votação, que havia sofrido uma série de adiamentos, interessa ao governo para aumentar a arrecadação.

Veja a publicação:

DOU com a demissão de Rita Serrano da Caixa
DOU com a demissão de Rita Serrano da Caixa

Nome no lugar de Rita Serrano

Carlos Vieira Fernandes foi indicado ao cargo pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que pressionava o governo desde julho pela mudança no comando do banco.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Segundo fontes do banco e do governo, a previsão é que Rita Serrano deixe efetivamente o comando da Caixa somente após a divulgação do balanço trimestral da instituição, marcada para 14 de novembro.

A espera pelo balanço teria sido um pedido da própria presidente demissionária da Caixa, que deseja concluir sua passagem pelo banco público com a divulgação de números de sua gestão.