Saiba quem são os dois brasileiros alvos de revogação de visto dos EUA
Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman atuaram no Programa Mais Médicos, mas hoje estão em outras funções

Os dois alvos da revogação de vistos pelos Estados Unidos são servidores públicos do governo do Brasil. O anúncio da perda do direito de entrada nos EUA foi feito nesta quarta-feira (13/8) pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. Ambos atuaram no programa Mais Médicos.
A justificativa do governo de Donald Trump para a revogação é a relação do governo brasileiro com a ditadura cubana no passado.
Um dos nomes citados é o do atual secretário(a) de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Julio Tabosa Sales. Ele atuou no Programa Mais Médicos durante o governo da presidente da República, Dilma Rousseff (PT).
Mozart é médico por formação e tem cargo efetivo no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco. Ele também já atuou como médico legista do Instituto Médico Legal de Pernambuco e no departamento de Medicina Social e ficou exercendo a docência das disciplinas de Deontologia e Medicina Legal na Universidade de Pernambuco.
O outro nome que foi citado pelo governo dos EUA é o do ex-coordenador-geral para a Conferência das Partes (COP30), Alberto Kleiman. Atualmente ele aparece como consultor local para a COP da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OCTA).
Ele é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição pela qual conseguiu o título de mestre em Relações Internacionais.
De abril de 2024 a dezembro de 2024, Kleiman foi diretor de Relações Institucionais e Parcerias na Presidência da República.
Kleiman também foi responsável por relações institucionais no Ministério da Saúde de abril de 2012 a janeiro de 2015.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todas

