Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Saiba quem era a médica gaúcha que morreu após meia maratona na Espanha

Victoria d’Azevedo Silveira era especialista em oftalmologia. Família da brasileira aguarda esclarecimento sobre a causa da morte

28/10/2026 13:41
Arquivo pessoal
imagem colorida medica brasileira morre espanha

A médica oftalmologista Victoria d’Azevedo Silveira, de 29 anos, morreu na segunda-feira (26/10), em Barcelona, na Espanha, um dia após participar da Meia Maratona de Valência. Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ela estava no país europeu acompanhada da mãe, Adriana d’Azevedo, para disputar a prova e aproveitar alguns dias de férias.

Segundo informações da família, após a prova Victoria saiu acompanhada da mãe para comer, descansar, e, no fim da tarde, embarcou em um trem para Barcelona. Na manhã seguinte, ela não acordou. A causa da morte ainda não foi esclarecida. Uma autópsia foi realizada, mas o laudo ainda não foi entregue aos familiares.


Especialista em glaucoma

  • Victoria construiu sua trajetória profissional na área da saúde. Formada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), ela fez residência no Hospital de Clínicas e se especializou em oftalmologia, com atuação voltada ao tratamento do glaucoma.
  • Durante a infância, a médica também morou em Garibaldi, na Serra gaúcha, antes de retornar a Porto Alegre para estudar. Segundo a família, ela era dedicada à profissão, aos estudos e mantinha uma relação próxima com os parentes.
  • A tia da jovem, Zélia Silveira d’Azevedo, descreveu Victoria como uma pessoa querida e cheia de planos para o futuro. “Era uma luz na nossa família. Não havia quem não gostasse dela”, afirmou.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Paixão pela corrida

Além da medicina, o esporte ocupava um lugar importante na vida da jovem. Victoria participava de provas de corrida desde 2019 e integrava a assessoria esportiva Companhia dos Cavalos desde dezembro de 2020.

Na Meia Maratona de Valência, disputada no domingo (25/10), ela completou os 21 quilômetros em 1 hora, 36 minutos e 13 segundos, alcançando o segundo melhor tempo entre as brasileiras participantes, conforme os dados da competição.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

De acordo com a tia, Victoria estava muito feliz com o desempenho e comentou com a família que havia feito sua melhor corrida. A viagem à Espanha representava a oportunidade de unir a paixão pelo esporte a momentos de descanso ao lado da mãe.

Após a prova, as duas saíram para comer e descansar. No fim do dia, seguiram de trem para Barcelona. Na manhã seguinte, a mãe percebeu que a filha não acordava.

Família aguarda liberação do corpo

A família acionou a Embaixada do Brasil na Espanha para receber apoio nos procedimentos necessários à liberação e ao traslado do corpo. Os parentes também entraram em contato com a seguradora para tratar dos trâmites.

A morte provocou manifestações de pesar entre amigos, familiares e integrantes da equipe esportiva da qual Victoria fazia parte. Em homenagem à corredora, a Companhia dos Cavalos destacou a alegria que ela levava ao grupo e as lembranças construídas ao longo dos anos de convivência.

A família segue aguardando a conclusão dos procedimentos oficiais para esclarecer a causa da morte e avançar com os preparativos para o retorno do corpo ao Brasil.

Saiba quem era a médica gaúcha que morreu após meia maratona na Espanha