Saiba os próximos passos de investigação contra os Bolsonaros

A PF realizou busca e apreensão na casa de Jair Bolsonaro. Moraes determinou medidas cautelares ao ex-presidente, como uso de tornozeleira

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Jair Bolsonado e Eduardo Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonado e Eduardo Bolsonaro - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div>

Após operação de busca e apreensão na casa de Jair Bolsonaro (PL) e de medidas cautelares impostas ao ex-presidente, como o uso de tornozeleira eletrônica, as investigações sobre uma campanha criminosa para obstruir o andamento de ação penal da Justiça brasileira seguirão o curso. Tanto a Polícia Federal quanto o Supremo Tribunal Federal (STF) darão andamento ao caso.

O STF analisa, em plenário virtual, se referenda a decisão do ministro Alexandre de Moraes. Já há maioria para endossar a decisão na Primeira Turma da Corte. O julgamento, no entanto, só terminará na segunda-feira (21/7). A Polícia Federal também analisa todos os elementos colhidos na casa e no escritório de Bolsonaro.

Na decisão que determinou medidas cautelares contra o ex-presidente, Moraes ressaltou que, por meio de falas, ações e postagens nas redes sociais, “está plenamente demonstrado o risco de dano grave ou de difícil reparação, em razão dos indícios de cometimento de gravíssimos crimes contra a soberania nacional e a independência do Poder Judiciário, mediante uso de grave ameaça, em razão da existência de uma campanha criminosa cujo objetivo é justamente obstruir o andamento da ação penal”.

Diante disso, o ministro determinou que Bolsonaro use tornozeleira eletrônica, devido ao “grave risco de fuga” do Brasil. Ele também decretou recolhimento domiciliar de Bolsonaro entre as 19h e 6h, de segunda a sexta, e em tempo integral nos fins de semana e feriados, além da proibição do uso de redes sociais. Se o ex-presidente descumprir qualquer cautelar, poderá ser preso.

Saiba os próximos passos de investigação contra os Bolsonaros - destaque galeria
6 imagens
Comboio que trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro ao Centro integrado de monitoração Eletrônica (CIME), para colocar a tornozeleira eletrônica
Bolsonaro chegando ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)
Jair Bolsonaro responde jornalistas ao deixar o Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)
Bolsonaro nega intenção de deixar o Brasil
Jair Bolsonaro fala com a imprensa
Fachada do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)
1 de 6

Fachada do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Comboio que trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro ao Centro integrado de monitoração Eletrônica (CIME), para colocar a tornozeleira eletrônica
2 de 6

Comboio que trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro ao Centro integrado de monitoração Eletrônica (CIME), para colocar a tornozeleira eletrônica

Samuel Reis
Bolsonaro chegando ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)
3 de 6

Bolsonaro chegando ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Jair Bolsonaro responde jornalistas ao deixar o Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)
4 de 6

Jair Bolsonaro responde jornalistas ao deixar o Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Bolsonaro nega intenção de deixar o Brasil
5 de 6

Bolsonaro nega intenção de deixar o Brasil

Samuel Reis
Jair Bolsonaro fala com a imprensa
6 de 6

Jair Bolsonaro fala com a imprensa

Samuel Reis

Atuação da Polícia Federal

A operação de busca e apreensão foi determinada por Moraes a pedido da Polícia Federal que, segundo consta em petição, “demonstrou a necessidade da realização da medida cautelar de busca e apreensão” a fim de aprofundar a coleta de “elementos contemporâneos aos fatos apurados, capazes de reforçar o elo subjetivo entre os investigados Eduardo Bolsonaro e Jair Messias Bolsonaro nas condutas de coação, obstrução e atentado à soberania do Brasil”.

Moraes frisou que a comunicação entre Eduardo e Jair ocorre por meio tecnológico, “sendo possível que elementos úteis à investigação se encontram armazenados em aparelhos móveis de comunicação”.

Foram apreendidos pela PF o celular de Jair Bolsonaro, um pen drive encontrado no banheiro, documentos e elementos que ainda serão apurados pela PF. Todos os equipamentos serão periciados pela polícia. Bolsonaro negou que o pen drive seja dele. O ex-presidente sugeriu que o equipamento teria sido plantado pela PF.

Bolsonaro terá ainda que explicar os valores em espécie apreendidos em sua casa. A estimativa inicial é que tenham sido encontrados US$ 14 mil na residência do ex-presidente (o equivalente a R$ 78,2 mil).

Todos os elementos estão dentro de inquérito que apura a atuação de Eduardo Nantes Bolsonaro nos Estados Unidos, o Inquérito nº 4.995. O referendo de decisão de Moraes ocorre em uma petição no curso do processo.

Cautelares impostas a Bolsonaro

Todos os elementos levarão à conclusão se os investigados atuam, de maneira recorrente, para obstruir e interferir no andamento de ações no STF, bem como no regular curso da Ação Penal nº 2.668/DF, da qual Bolsonaro é réu.

O desrespeito às medidas cautelares pode levar à prisão do ex-presidente. Veja as cautelares impostas a Bolsonaro:

  • uso de tornozeleira eletrônica, já instalada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE/DF), com o envio diário de relatório de monitoramento eletrônico ao gabinete de Moraes;
  • proibição de aproximação e acesso a locais sedes das embaixadas e consulados de países estrangeiros. O réu Jair Bolsonaro deverá respeitar a distância de 200 metros dos referidos estabelecimentos;
  • proibição de manter contatos com embaixadores ou quaisquer autoridades estrangeiras, bem como com os demais réus e investigados das ações penais 2.668/DF, 2.693/DF, 2.694/DF, 2.695/DF; do Inquérito 4.995/DF (Eduardo Bolsonaro); e da Petição 12.100/DF, inclusive por intermédio de terceiros;
  • proibição do uso de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?