Saiba onde Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, está preso

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou, nesta sexta (2/1), a prisão de Filipe Marins após descumprimento de medidas cautelares

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Polícia Penal do Paraná
Imagem colorida
1 de 1 Imagem colorida - Foto: Reprodução/Polícia Penal do Paraná

A Polícia Federal (PF) protocolou, na tarde desta sexta-feira (2/1), petição no Supremo Tribunal Federal (STF) na qual presta informações ao ministro Alexandre de Moraes sobre o cumprimento da prisão preventiva de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente da Jair Bolsonaro (PL).

A corporação informou que Filipe está detido na cadeia pública de Ponta Grossa/PR Hildebrando de Souza. A prisão ocorreu por volta das 6h30 no centro da cidade de Ponta Grossa.

A esposa e o advogado do ex-assessor de Bolsonaro acompanharam as diligências.

Saiba onde Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, está preso - destaque galeria
4 imagens
Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro
Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro
A Primeira Turma do STF julga, a partir desta terça-feira (8/12), os réus do núcleo 2 da trama golpista, entre eles Filipe Martins
Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro
1 de 4

Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro

Breno Ezaqui/Metrópoles
Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro
2 de 4

Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro

Reprodução/X
Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro
3 de 4

Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro

Agência Senado
A Primeira Turma do STF julga, a partir desta terça-feira (8/12), os réus do núcleo 2 da trama golpista, entre eles Filipe Martins
4 de 4

A Primeira Turma do STF julga, a partir desta terça-feira (8/12), os réus do núcleo 2 da trama golpista, entre eles Filipe Martins

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

A prisão ocorreu após Martins descumprir medidas cautelares. Filipe estava em prisão domiciliar desde 27 de dezembro e usava tornozeleira eletrônica.

“Efetivamente, não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta, uma vez que a própria defesa reconhece a utilização da rede social, não havendo qualquer pertinência da alegação defensiva no sentido de que as redes sociais foram utilizadas para ‘preservar, organizar e auditar elementos informativos pretéritos relevantes ao exercício da ampla defesa’”, afirmou Moraes na decisão.

Segundo o ministro, “o acusado demonstra total desrespeito pelas normas impostas e pelas instituições constitucionalmente democráticas, em virtude de que, ao fazer uso das redes sociais, ofende as medidas cautelares aplicadas, assim como todo o ordenamento jurídico”.

Na terça-feira (30/12), Moraes havia pedido para a defesa de Filipe que explicasse o uso da conta no LinkedIn, sob pena de decretação de prisão preventiva.

O advogado Jeffrey Chiquini, que defende o ex-assessor Filipe Martins, afirmou, em vídeo, que o cliente é “preso político” e mais um “perseguido por esse regime autoritário”.

“Fato é que hoje Alexandre de Moraes colocou em prática aquilo que ele deseja desde 2019. Felipe Martins é oficialmente um preso político, mais um perseguido por esse regime autoritário que se instalou no Brasil. Mas não vamos jogar a toalha, vamos continuar lutando, lutando por justiça e por liberdade”, apontou Chiquini.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?