metropoles.com

Saiba como fica o clima em março, mês que encerra o verão no Brasil

A tendência é que o verão termine em março com altas temperaturas, umidade e calor, bem como chuvas em grande parte das regiões do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Fabio Teixeira/Anadolu Agency via Getty Images
Imagem colorida do sol ao entardecer - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do sol ao entardecer - Metrópoles - Foto: Fabio Teixeira/Anadolu Agency via Getty Images

Com o início de março, os brasileiros ficam cada vez mais próximos de se despedir do verão, que no hemisfério Sul chega ao fim no dia 20. A previsão do clima para o mês é de onda de calor, com índices de umidade elevada e chuva abaixo da média em grande parte do país.

Tradicionalmente a estação das altas temperaturas, da umidade, e chuvas, o verão deve terminar em março com caraterísticas similares aos meses anteriores, de janeiro e fevereiro, que apresentaram elevado índice de volume de preciptações.

Março de chuvas e de tempo abafado

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nessa segunda-feira (26/2), março indica tendência de chuva abaixo da média em grande parte das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

Enquanto isso, a previsão do clima do Inmet indica pancadas mais pontuais no Sudeste. Áreas dos estados do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina terão chuvas dentro ou “ligeiramente” acima da média.

Veja os mapas com as anômalias climáticas (diferença entre a previsão e a climatologia, série de dados de referência do tempo), para os últimos dias do verão 2023/2024:

Imagem colorida da previsão para a incidência de chuva e da temperatura do mês de março - Metrópoles
A anômalia de chuvas (a esquerda) e a de temperaturas (a direita) para março de 2024

Legenda (mapa da esquerda):

  • Azul: acima da média de chuva esperada
  • Amarelo: abaixo da média de chuva esperada
  • Laranja: muito abaixo da média de chuva esperada
  • Cinza: na média de chuva esperada

Legenda (mapa da direita):

  • Azul: abaixo da média da temperatura esperada
  • Amarelo: acima da média da temperatura esperada
  • Laranja: muito acima da média da temperatura esperada
  • Cinza: na média da temperatura esperada

Temperatura no verão e efeitos do El Niño

As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o país, com os termômetros marcando valores acima de 25 °C. Em partes de Roraima, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a temperatura média pode chegar a 29 °C.

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, espera-se que o fenômeno do El Niño ainda persista em março, contudo, com uma intensidade “bem mais fraca” do que as dos meses anteriores. Ou seja, o El Niño não terá grande influência no clima neste mês.

0

Ela afirma que, assim como janeiro e fevereiro, março seguirá com temperaturas altas. A meteorologista destaca a situação de Roraima, isso porque o estado lida desde o início do ano com a incidência de queimadas, conforme monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ramos informa que durante a transição das estações do ano — do verão para o outono, que começa em 21 de março —, ainda terá uma “tendência de caractéristicas do verão”, mas isso só deve ocorrer nas primeiras semanas e dependerá das condições do tempo.

Confira o calendário das quatro estações do ano:

  • Verão (atual): de 22 dezembro 2023 até 20 março 2024
  • Outono: de 20 março 2024 até 20 junho 2024
  • Inverno: de 20 junho 2024 até 22 setembro 2024
  • Primavera: de 22 setembro 2024 até 21 dezembro 2024

O clima nas cinco Regiões do Brasil

— Norte
  • Temperatura: tempo abafado em toda a região, com temperaturas acima da média, principalmente no Amazonas, oeste do Pará e Roraima.
  • Chuva: aumento das precipitações na região, com volumes de chuva ainda abaixo da média para o mês. No norte de Roraima, do Pará e do Amapá, e no sudoeste do Amazonas vai ocorrer pancadas fortes.
— Nordeste
  • Temperatura: termômetros acima da média em toda a área, bem como a presença de tempo abafado devido à umidade. O interior da Bahia, Pernambuco e Piauí registraram as maiores temperaturas nesse período.
  • Chuva: crescimento de chuvas em áreas do litoral de Alagoas e do Rio Grande do Norte. Enquanto partes da Bahia terão temporais. Também deve chover no interior de alguns estados.
— Centro-Oeste
  • Temperatura: com possibilidade de ondas de calor ao decorrer de março, as temperaturas ficaram acima da média em todos os estados, principalmente no norte do Mato Grosso e boa parte do Mato Grosso do Sul.
  • Chuva: espera-se que o índice supere a média em quase todo o centro-leste de Goiás e no Distrito Federal. Enquanto os registros no oeste de Goiás, norte do MT e MS ficam abaixo do normal.
— Sudeste
  • Temperatura: termômetros seguem registrando altas temperaturas acima da média, com destaque para o interior de São Paulo e do Triângulo Mineiro. Segundo as previsões, três ou quatro frentes frias vão passar pela região.
  • Chuva: a tendência é que as chuvas se concentrem no leste da região, ou seja, próximo ao litoral. Pancadas mais fortes devem ocorrer em SP, no Triângulo Mineiro e no sul do Rio de Janeiro nos primeiros quinze dias do mês.
— Sul
  • Temperatura: com tempo muito abafado em toda a região, o calor será mais intenso no Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná. Uma onda de calor deve manter o clima quente no Sul na primeira quinzena do mês, enquanto as frentes frias chegam nos últimos 15 dias de março.
  • Chuva: a expectativa é de chuvas irregulares no Sul, espera-se a presença de temporais no RS, interior de Santa Catarina e sul do PR.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?