RS: número de pessoas fora de casa sobe para 1,8 mil após temporais
O Vale do Taquari concentra a situação mais crítica e reúne 76,5 % de desabrigados no estado em pelo menos três municípios da região

O número de pessoas fora de casa no Rio Grande do Sul subiu para mais de 1,8 mil, em razão de chuvas intensas e temporais que atingem o estado desde 16 de julho. O dado mais recente foi atualizado na manhã desta sexta (24/7), por boletins de monitoramento de calamidades.
Conforme a última atualização do Governo do RS, há 1.315 desabrigados (acolhidos em estrutura pública) e 565 desalojados (que estão em casas de parentes ou amigos), que somam 1.880 pessoas fora de casa. Não há registro de mortes em decorrência das condições do tempo.
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado contabiliza 21 abrigos funcionado, que se espalham por 18 municípios. O Vale do Taquari concentra a situação mais crítica e reúne 76,5 % de desabrigados no estado em pelo menos três municípios da região: Lajeado (540); Encantado (152) e Estrela (118).

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasEm Lajeado, diversas casas ficaram submersas devido ao alagamento após o Rio Taquari atingir a cota de inundação devido aos temporais. Até o momento, apenas uma família foi autorizada a retornar para casa.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesO segundo local mais afetado é a Região das Missões. Devido à cheia do Rio Uruguai, dois municípios da região contam com pessoas acolhidas em abrigos Porto Xavier (200) e Porto Mauá (20).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para o estado e diversas regiões apresentam alagamento e bloqueio de estradas. A Defesa Civil notificou a população sobre rios que podem atingir a cota de inundação, além das áreas previstas para deslizamentos e enchentes
Mais de 200 municípios afetados
Conforme a atualização mais recente da Defesa Civil, pelo menos 206 municípios reportaram danos, bloqueios, destelhamentos ou cheias em consequência das chuvas intensas ou temporais.
A Defesa Civil e as administrações municipais do estado também informam os rios com maior risco de atingir a cota de inundação. De acordo com o órgão, há risco de cheia e elevações dos Rios: Taquari; Caí; Jacuí; Rio dos Sinos; Rio Uruguai e o Lago Guaíba.













