RJ: PM faz operação em locais onde traficante teria fechado igrejas
Ação acontece dias depois de notícia de que traficante que comanda a região, conhecido como Peixão, ordenou fechamento de igrejas católicas

A Polícia Militar do Rio de Janeiro faz, nesta segunda-feira (8/7), uma operação em comunidades da Zona Norte do Rio que formam o Complexo de Israel. A ação acontece em locais onde o traficantes Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, teria mandado fechar igrejas católicas.
Peixão controla o tráfico de drogas na região e teria ordenado o fechamento de igrejas católicas em Brás de Pina, Parada de Lucas e Cordovil. Após a notícia, a PM e a Arquidiocese do Rio afirmaram que os templos funcionaram normalmente. Já a Polícia Civil abriu uma investigação, que é realizada pela Delegacia de Combate aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).
De acordo com a PM, policiais militares do 16º BPM (Olaria), com apoio do Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR), atuam nas comunidades Cinco Bocas, Cidade Alta e Pica-Pau “para reprimir o crime organizado”.
Já em Parada de Lucas e Vigário Geral a ação, que tem o mesmo objetivo, estão em ação equipes do Comando de Operações Especiais (COE).
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasBoato nas redes sociais
A história sobre o fechamento das igrejas surgiu por meio das redes sociais, no sábado (6/7). As postagens sobre a suposta ordem de Peixão começaram após uma mensagem publicada numa rede social da paróquia Nossa Senhora da Conceição e São Justino, em Parada de Lucas. O texto informava aos fiéis sobre a suspensão de missas e reuniões “até segunda ordem”.
A postagem, que foi posteriormente apagada, não dava detalhes sobre os motivos da alteração na rotina paroquial. Entre moradores, no entanto, começou a circular a informação Peixão teria ordenado o fechamento das igrejas católicas.



