metropoles.com

RJ: pais de Escola Americana fazem petição contra exigência da vacina

Responsáveis alegam ser contra obrigatoriedade de imunização para acesso ao ensino presencial. Rio anunciou calendário para vacinar crianças

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/EARJ
Escola Americana do Rio de Janeiro
1 de 1 Escola Americana do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação/EARJ

Pais e responsáveis de alunos da Escola Americana do Rio de Janeiro (EARJ) criaram um abaixo-assinado contra a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. O documento reúne mais de 100 assinaturas e surgiu após o colégio privado comunicar que a imunização dos alunos é condição para o retorno às atividades presenciais nas unidades, localizadas em bairros nobres da cidade: Barra da Tijuca, na zona oeste, e Gávea, na zona sul.

As informações são da coluna de Lauro Jardim. A direção da EARJ afirmou aos pais, por meio de um recado, que as crianças só poderão voltar ao ensino presencial 14 dias após a aplicação da segunda dose, prazo estabelecido pelos especialistas para que o imunizante comece a fazer efeito contra o novo coronavírus.

A iniciativa criada pelos responsáveis foi denominada “Interromper a Vacinação Covid Obrigatória na EARJ”. Os pais afirmam que o tema é “complexo e polarizado” e que não é de responsabilidade da direção determinar algo sobre a questão.

“[Não cabe ao diretor da escola] o direito moral ou a competência médica para compelir os pais a vacinarem suas crianças, sob pena de privá-los de frequentar presencialmente a escola […] Assine essa petição se você desejar que a diretoria da EARJ saiba que você, só você, deve ter o controle sobre decisões médicas relacionadas aos seus filhos, e que as recentes diretrizes devem ser revogadas”, protestam.

Procurada pelo Metrópoles, a Escola Americana informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

Vacinação infantil no Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na quinta-feira passada (6/1) o calendário de vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. O cronograma começa em 17 de janeiro, com a aplicação da primeira dose em meninas de 11 anos.

O imunizante será aplicado a cada três dias para cada idade, como acontece com os adultos. Primeiro, serão as meninas, no dia seguinte, meninos, e um terceiro dia de repescagem para ambos os sexos da mesma idade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?