metropoles.com

Rio suspende aplicação de 1ª dose em adolescentes por atraso em entrega

O calendário previa, para esta semana, a imunização de jovens de 16 anos ou mais e meninos e meninas de 15 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Vacinação Pfizer no Rio
1 de 1 Vacinação Pfizer no Rio - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) informou, na noite desta terça-feira (31/8), a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes a partir da próxima quarta-feira (1/9). O motivo seria o atraso na entrega das doses pelo Ministério da Saúde.

O calendário previa, para esta semana, a vacinação de jovens de 16 anos ou mais e meninos e meninas de 15 anos. Por falta de doses, a repescagem de pessoas entre 18 e 39 já havia sido suspensa na segunda-feira (30).

Diante disso, nesta quarta-feira (1/9), poderão receber a primeira dose: pessoas com 40 anos ou mais; gestantes; puérperas; lactantes; e pessoas com deficiência com 12 anos ou mais. A segunda dose seguirá sendo aplicada normalmente.

A vacinação de adolescentes começou na semana passada três dias após a previsão inicial da prefeitura, também por quantidade insuficiente de doses disponíveis.

Além disso, está mantida a aplicação da dose de reforço em idosos em instituições de longa permanência, como asilos e abrigos, entre 1 e 10/9. A partir de 13/9, o cronograma é escalonado por idade, a começar por pessoas com 95 anos.

O público-alvo são idosos que tenham tomado a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses. A previsão da prefeitura é fazer a terceira aplicação em todos os idosos até 30/10.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?