metropoles.com

Rio: Justiça manda Caxias seguir o Plano Nacional de Imunização

MP entrou na Justiça para município ser obrigado a priorizar as pessoas com comorbidades, como câncer e diabetes, e deficiências

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/ Metrópoles
Rio de Janeiro dá inicio a nova fase de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta feira 27/01 na Clínica da Família Estácio de Sá.
1 de 1 Rio de Janeiro dá inicio a nova fase de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta feira 27/01 na Clínica da Família Estácio de Sá. - Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

Rio de Janeiro – A 3ª Vara Cível de Duque de Caxias decidiu que o município deve obedecer à ordem de grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) e obserar o prazo de aplicação da segunda dose. O pedido foi feito pelo Ministério Público, que, em nova ação judicial, requereu que a Prefeitura seja obrigada a priorizar as pessoas com comorbidades, como câncer e diabetes, e deficiências. O Ministério Público estuda ainda pedir à Justiça para o Estado assumir a imunização na cidade, que fica na Re gião Metropolitana.

De acordo com a decisão, o município deve organizar a campanha de vacinação por faixa etária e número de vacinas para evitar as aglomerações e longas filas.

“Omunicípio vem sendo apontado como local de grandes aglomerações, confusões e falta de comunicação acerca da campanha de vacinação, por convocar a população em grupos de idade, sem observar sua disponibilidade de doses”, diz trecho de documento do Ministério Público enviado à Justiça. O órgão informou que o prefeito já foi multado em R$ 50 mil.

“Como a multa se mostrou inócua para compelir ao cumprimento, o MPRJ requereu na ação a intimação pessoal do prefeito, do secretário de Saúde e da subsecretária de Saúde para que, em caso de descumprimento, haja a caracterização do crime de desobediência, para que a conduta dos gestores seja apurada também na seara criminal” informou o MP em nota. Desde de janeiro já houve quatro decisões judiciais.

Nova ação

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Saúde da Região Metropolitana I e da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência de Duque de Caxias, entrou com nova ação na Justiça para a vacinação priorizar  as pessoas com comorbidades e deficiência.

Requer, ainda, que se a prefeitura se abstenha de aplicar doses de vacina contra Covid-19 sem considerar o critério de vulnerabilidade dos grupos prioritários, obedecida a ordem de faixa etária, da mais alta para a mais baixa, conforme determina Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Desde de domingo (18/04), a vacinação de pessoas com menos de 60 anos, independente de quaisquer comorbidades ou deficiência.

“A burla à ordem prioritária nacional e estadual é flagrante e o impacto epidemiológico pode ser desastroso para tão vulnerável grupo de pessoas com comorbidades e deficiência. Isso significa que uma pessoa saudável, sem comorbidades, pode ser vacinada na frente de uma pessoa diabética e/ou cardiopata, por exemplo, embora esta última seja, em tese, mais vulnerável”, diz trecho da ação.

Em nota, a Prefeitura de Duque de Caxias  esclarece que “até o momento, não foi notificada sobre essa ação, devendo a Procuradoria Geral do Município se posicionar após a citação oficial”. Alega que cumpre o PNI. “Além de manter o cronograma da vacinação da primeira dose por faixa etária, a Prefeitura segue priorizando também pacientes com
comorbidades”.

O município alega que aguarda a chegada de novas doses para ampliar a vacinação para catadores de lixo, professores, motoristas e cobradores de transporte público.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?