Rio inicia distribuição da vacina de Oxford contra Covid-19 para municípios

Logística conta com grande operação para que as 92 cidades recebam o imunizante ainda nesta segunda-feira (25/1)

atualizado 25/01/2021 11:35

Vacinas sendo distribuídas para os municípios do Rio de Janeiro / Foto: Divulgação / Governo do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – O estado do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (25/1) a distribuição das doses da vacina de Oxford/AstraZeneca para os 92 municípios. Para garantir que todos recebam o imunizante no mesmo dia, uma grande operação logística, com transportes aéreos e terrestres, foi montada, observando padrões de segurança para que as doses cheguem com a qualidade necessária.

A ação, que teve início às 6h30, vai distribuir 176.220 doses. Cerca de 4,8% das 185 mil vacinas destinadas ao estado ficarão sob a guarda da Secretaria de Estado de Saúde, como reserva estratégica. A opção por manter o estoque mínimo é uma estratégia para suprir eventuais perdas de doses durante a aplicação.

O Rio segue as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, destinando as doses ao público prioritário: pessoas com 60 anos ou mais abrigadas em instituições; pessoas maiores de 18 anos com deficiência, abrigadas em instituições; povos indígenas em terras indígenas; trabalhadores de Saúde; profissionais de saúde envolvidos na vacinação; trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência); e trabalhadores dos serviços de saúde envolvidos diretamente no atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Até as 18h deste domingo (24/1), 86 municípios registraram 92.982 pessoas imunizadas contra a Covid-19 no estado do Rio. Na capital, 56.488 já foram vacinadas.

Últimas notícias