metropoles.com

RS pode ter temperatura de 10°C e risco de hipotermia a desabrigados

A previsão meteorológica é de instabilidade para todo o estado do Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira (8/5), com queda da temperatura

atualizado

Compartilhar notícia

Lucas Amorelli/NSC Total
Praia de Santa Catarina com uma nuvem de chuva - Metrópoles
1 de 1 Praia de Santa Catarina com uma nuvem de chuva - Metrópoles - Foto: Lucas Amorelli/NSC Total

Uma frente fria preocupa as autoridades de resgate do Rio Grande do Sul. A temperatura pode chegar a 10°C nos próximos dias, com risco de hipotermia para as vítimas das enchentes que ainda aguardam por resgate em áreas de difícil acesso.

A situação do estado foi atualizada durante uma coletiva de imprensa realizada nesse domingo (5/5), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), prefeitos e forças de resgate.

Previsão do tempo

Uma janela de bom tempo entre este domingo (5/5) e a terça-feira (7/5) deve contribuir para os resgates, afirma o Exército.

No entanto, a previsão meteorológica é de instabilidade para todo o estado a partir de quarta-feira (8/5), com mais chuva e queda da temperatura.

“O que nos preocupa é uma queda na temperatura prevista para quarta-feira, quando retorna uma instabilidade para todo o Rio Grande do Sul e podemos ter uma temperatura de até 10°C, o que pode causar ou agravar uma hipotermia nas pessoas que estão necessitando de resgate”, afirma o Exército.

A hipotermia acontece quando a temperatura do corpo se encontra abaixo dos 35°C, prejudicando a realização plena das funções do corpo, que idealmente precisa se manter em temperatura entre 36°C e 37,5°C.

Como resultado, as pessoas podem sentir tremores leves, sensação de falta de circulação sanguínea e dormência nas mãos e pés, cansaço excessivo e lentidão nos movimentos.

0

 Tragédia no Rio Grande do Sul

O grande volume do chuva da última semana causou enchentes e prejuízos em 334 municípios do estado.

Um boletim com dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado às 12h deste domingo (5/5), aponta que o número de mortos chega a 75, com outros seis óbitos são investigados.

Pelo menos 103 pessoas seguem desaparecidas e 155 ficaram feridas, 88.019 estão desalojadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?