Rio: Búzios cancela Carnaval de rua e impõe medidas para festividades

Determinação foi feita por meio de um decreto municipal; uso de máscaras volta a ser obrigatório em ambientes abertos

atualizado 14/01/2022 12:49

Búzios atendeu em dezembro três mil pessoas com sintomas respiratórios, sendo que apenas sete pacientes estavam com coronavírus, todos os outros casos eram de H3N2 Divulgação

Rio de Janeiro – A cidade de Búzios, na Região dos Lagos, cancelou o Carnaval deste ano e tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção na cidade, inclusive em ambientes abertos. O decreto foi feito pelo prefeito Alexandre Martins na manhã dessa quinta-feira (13/1).

Com isso, fica proibida a realização de quaisquer eventos públicos em espaços abertos ou fechados, tais como bailes de Carnaval, blocos e agremiações, carnavais de rua e eventos privados de qualquer espécie.

Entretanto, estão liberadas festas, eventos, shows ou similares que tenham exigência do comprovante vacinal com duas doses contra a Covid-19 e apresentação do teste RT-PCR negativo feito com até 72h de antecedência ou antígeno com até 48h.

De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada a partir de dados epidemiológicos do município. Martins afirmou também que suas ações se baseiam no conhecimento científico e no diálogo com a população, e que é necessário ter prudência no momento.

“A aglomeração hoje está fora de cogitação: peço a você que tenha cuidado, faça a sua parte, mantenha o distanciamento necessário com toda a cautela para passar este momento de alta do Covid-19 e também da gripe influenza”, pediu o prefeito.

Outras cidades 

Após o cancelamento dos blocos de rua na cidade do Rio de Janeiro, outras avaliam o cenário.

Municípios como Niterói e Campos dos Goytacazes suspenderam as festividades. Além deles, São Gonçalo, Maricá, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Saquarema e São João de Meriti também cancelaram o Carnaval de rua para conter a disseminação da variante Ômicron.

Mais lidas
Últimas notícias