metropoles.com

“Restauramos o diálogo”, diz Ciro Gomes sobre encontro com Lula

O ex-ministro afirmou que resolveu tratar as diferenças com o ex-presidente de forma “franca, aberta e sincera, pensando no Brasil”

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/ Instituto Lula/Arquivo
Ciro gomes e Lula durante encontro
1 de 1 Ciro gomes e Lula durante encontro - Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula/Arquivo

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) conversou, nesta segunda-feira (23/11), sobre as alianças que a esquerda está fazendo durante o 2º turno das eleições municipais de 2020. Em entrevista ao programa Passando a Limpo da Rádio Jornal Pernambuco, Ciro falou também sobre o encontro que teve com o ex-presidente Lula.

“Nós conversamos depois de quase dois anos de desentendimento profundo. Não superamos o desentendimento, mas restauramos o diálogo. Ele me convidou para conversar, e eu acho que política a gente faz conversando, dialogando, mesmo que eu tenha entrado com as mesmas ideias e saído com as mesmas convicções, e ele certamente entrou com as mesmas convicções que saiu”, disse.

O ex-ministro ressaltou que resolveu tratar as diferenças com o ex-presidente de forma “franca, aberta e sincera, pensando na questão do Brasil”. Ciro ainda fez questão de ressaltar que o desentendimento com Lula não é pessoal, e sim por decisões políticas tomadas pelo petista.

“Eu acho apenas que o Lula, com a imprudência dele, quando impôs a Dilma, para continuar mandando, e a Dilma sem nenhuma experiência, se agarra com a economia mais atrasada, a corrupção generalizada que, infelizmente, não dá pra ser escondida. O Palocci era braço direito do Lula. Isso daí criou as condições no Brasil para o povo brasileiro, por desespero, por raiva, por frustração, e eu compreendo com a minha alma, votar neste absurdo que está se revelando ser o Bolsonaro”, completou.

Questionado sobre a possibilidade de se eleger como candidato à presidência tendo Lula como vice, Ciro respondeu: “Isso não existe. O Lula é grande demais. Ele devia, se tivesse um pouquinho de grandeza e até em respeito a si próprio, guardar o lugar justo que ele teve na história. Um presidente que fez muita coisa pelo povo naquele momento, mas que errou profundamente na política.”

Guilherme Boulos

O ex-ministro comentou sobre o apoio de diversos partidos, inclusive o dele, à candidatura de Guilherme Boulos à prefeitura de São Paulo.

“Ontem saiu no jornal que ‘o Boulos conseguiu unir toda a esquerda e a centro-esquerda do Brasil’. Isso não é verdade. Quem conseguiu unir todos foi o Doria. O Doria é um governador tão desastrado, tão reacionário, e antipovo, antinacional, todo comprometido com essa agenda que está serrando com a vida do nosso povo mais pobre e com a classe média”, destacou.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?