Restauração do Cristo Redentor e homenagens marcam os 456 anos do Rio

Monumento completa 90 anos e ganha série de eventos comemorativos. Praias recebem exposição de fotos e trilha é reaberta neste 1º de março

atualizado 01/03/2021 9:28

Cristo Redentoristock

Rio de Janeiro – No dia em que a cidade do Rio completa 456 anos, autoridades do estado e da capital se reuniram no alto do Corcovado, aos pés do Cristo Redentor, para lançar o projeto de restauração do monumento, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. O programa “Cristo 90 anos” vai preparar o monumento para o aniversário das nove décadas, comemorado no dia 12 de outubro.

Apesar de o Cristo completar nove décadas somente em outubro — com uma programação especial entre os dias 9 e 17, na Praça da Apoteose —, ao longo do ano o santuário fará algumas atividades de preparação. Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o carioca será convidado para um mutirão de limpeza da cidade. Também estão programadas celebrações temáticas para países como Portugal e Itália, além de quermesses.

O plano de ações para conservação do monumento contempla a identificação de agentes que oferecem risco à integridade do Cristo e elaboração de projetos para o tratamento preventivo. As atividades terão como foco evitar a perda da materialidade e da forma original da escultura, além de prevenir acidentes com pessoas. A primeira etapa consiste na realização de análises e a construção de um andaime multidirecional com escada modular, para acessar o interior da escultura.

Além da restauração do Cristo Redentor, outras homenagens marcam o aniversário da Cidade Maravilhosa, como a exposição de fotografias nos postos de salvamento da orla, e entrega, no Palácio da Cidade, de medalha e diploma a 18 homenageados com a Ordem do Mérito Cultural Carioca 2020.

A mostra fotográfica estará em cena durante todo o mês de março. São 48 fotografias do Rio Antigo nos 24 postos espalhados pelas praias do Leme, na zona sul, ao Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste. A curadoria é do Instituto Moreira Salles, que cedeu as imagens de mestres como Marc Ferrez e Augusto Malta.

Reabertura de trilha

Nesta segunda, comemora-se também o Dia Mundial do Ecoturismo. E a prefeitura vai anunciar a reabertura da trilha e a restauração do Mirante do Caeté, no Parque Natural Municipal da Prainha, zona oeste do Rio. Uma das unidades municipais que mais atraem turistas, o Parque da Prainha vem passando por uma grande reestruturação. A trilha, com cerca de um quilômetro de extensão, estava fechada há dois anos.

 

Últimas notícias