Brasileiro descobre homem nu e Santo Sudário em pintura de Da Vinci

Ritratto di Lecco é uma obra inacabada que supostamente se trata do rosto de Jesus Cristo

atualizado 26/05/2022 14:01

O pesquisador Átila Soares da Costa Filho divulgou, nesta semana, um estudo aprofundado da pintura Ritratto di Lecco, originalmente batizado de Cristo di Lecco, do artista Leonardo Da Vinci. Em artigo publicado, o brasileiro revelou três elementos curiosos presentes da obra inacabada do italiano, morto em 1519.

Medindo 24 x 16,8 cm e com 00,2 cm de espessura, o desenho em papel mostra um homem de cabelos e barbas longos — uma figura muito semelhante à de Jesus Cristo. Baseado em uma série de exames tecnológicos, Soares conseguiu identificar três elementos em meio à pintura: uma serpente, um homem nu e o Santo Sudário.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

A cobra é notável na barba do personagem e, conforme Soares, estaria localizada na região, e em tamanho mínimo, a fim de mostrar a magnitude de Jesus diante de Satanás. O pesquisador também observou que o rosto do suposto filho de Deus no desenho é “quase etéreo” e, por isso, trata-se de um Jesus “espectral”.

No cabelo do esboço, Soares também identificou um homem nu, que estaria modelando o Sudário na cabeça de Cristo. O formato só é visível, porém, de cabeça para baixo.

Rosto da Virgem Maria

Átila Soares surpreendeu a comunidade teológica recentemente ao revelar como seria o rosto da Virgem Maria, mãe de Deus. O pesquisador a ilustrou como adolescente e mulher, e o resultado foi surpreendente.

0

Mais lidas
Últimas notícias