metropoles.com

Relator da Previdência é pressionado para alterar proposta a políticos

Parlamentares de diferentes partidos pedem pelo afrouxamento das regras da aposentadoria especial

atualizado

Compartilhar notícia

samuel_moreira_4k18BLA1
1 de 1 samuel_moreira_4k18BLA1 - Foto: null

O relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), tem recebido pressões políticas de diferentes bancadas e partidos para aliviar as novas regras de aposentadoria para políticos que ocupam cargos eletivos. As informações são da Folha de S. Paulo.

No texto que corre no Congresso, está proposto o fim da aposentadoria especial para aqueles que ainda vão ocupar um mandato. Além disso, tornam-se mais rígidos os requisitos para os políticos já eleitos, como a exigência da idade minima de 65 anos para homens e 62 para mulheres poderem se aposentar.

Ainda, o texto acaba com o Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC) e prevê condições mais rígidas de transição para quem já entrou com esse tipo de aposentadoria.

Nesta quarta-feira (19/06/2019), o secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse que essa é a mais “dura” entre todas as propostas.

Os parlamentares têm a expectativa de que Moreira apresente uma alternativa que alivie as regras para políticos novatos, evitando a necessidade de criação de um destaque ao texto. Porém, o relator tem se mostrado resistente à ideia de ceder os trechos que afetam diretamente os políticos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?