metropoles.com

Reino Unido promete a Lula R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia

Até o momento, o Fundo Amazônia conta com doações anunciadas pela Noruega, Alemanha e Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/PR
lula rishi sunak reino unido
1 de 1 lula rishi sunak reino unido - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A recém-anunciada colaboração do Reino Unido com o Fundo Amazônia será de 80 milhões de libras, o que equivale a pouco mais de R$ 500 milhões. O aporte foi anunciado nesta sexta-feira (5/5), depois do encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.

Atualmente, o Fundo Amazônia é financiado por Noruega, Alemanha e Estados Unidos. Pelo Twitter, Sunak ressaltou que a iniciativa ajudará a “parar o desmatamento e proteger a biodiversidade”.

Lula, por sua vez, destacou as boas relações entre as duas nações, mas que a parte comercial é pouco explorada. “O país ficou isolado por seis anos. Nós agora queremos retomar primeiro a discussão comercial, na qual há possibilidades enormes de crescer o fluxo.”

E, claro, falou da questão climática: “O Brasil tem grandes reservas e tem participado de encontros de clima e compromisso de ter desmatamento zero na Amazônia até 2030”.

“E o que tenho falado para todos os países ricos é para que cumpram os acordos firmados nas edições da COP. Os países mais pobres precisam de ajuda para manter suas florestas de pé. Estou muito otimista e agradecido de estar aqui. Essa bilateralidade é muito importante para nós”, acrescentou Lula.

Veja fotos do encontro:

0

O encontro entre os dois líderes aconteceu às 16h (12h em Brasília), na residência oficial de governo, em Downing Street. Os dois líderes discutiram temas ligados a mudanças climáticas, guerra na Ucrânia, comércio bilateral e tributação.

Após a reunião, Lula segue para o Palácio de Buckingham, onde será recepcionado para um jantar com a presença de outras autoridades convidadas para a coroação de Charles III.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?