metropoles.com

Reforma tributária: Haddad reforça confiança na promulgação em 2023

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad disse que sua equipe está disponível para conversar com o relator da reforma tributária na Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Justo/Ministério da Fazenda
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
1 de 1 O ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Marcelo Justo/Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou, nesta quinta-feira (9/11), a expectativa de promulgação da reforma tributária ainda em 2023. Em entrevista a jornalistas na sede da pasta, ele disse que sua equipe está disponível para sentar com o relator do texto da Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que vai avaliar as alterações feitas pelos senadores.

Segundo Haddad, o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, fará novo estudo sobre a alíquota padrão do futuro Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Ele já indicou que as novas exceções incluídas no texto podem fazer a alíquota chegar a 27,5%.

Reforma tributária: Haddad diz que mudanças aumentam alíquota padrão

“Eu não sei quanto tempo o Appy precisa para entregar (o novo estudo), mas a equipe está 100% disponível para a Câmara, para sentar com o deputado Aguinaldo, que será o relator da versão final para, quem sabe, promulgar a emenda constitucional este ano. Estou muito confiante que nós vamos promulgar este ano a reforma tributária”, disse Haddad.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Tributária foi aprovada na quarta-feira (8/1) pelo Senado Federal. A PEC retornará agora para a análise dos deputados.

Haddad dá nota 7,5 para texto da reforma tributária votado no Senado

A reforma tributária prevê transformar cinco impostos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) em três — Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). Cada novo tributo terá um período de transição.

Mudanças no sistema tributário nacional são discutidas há mais de três décadas no Congresso Nacional. O governo defende que a aprovação do texto poderá equilibrar as contas públicas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?