metropoles.com

Quem são os primeiros “prefeitáveis” a entregar documentação ao TSE

Os dois primeiros candidatos a enviar os nomes são de Minas Gerais. O prazo para cadastro e pedido de aprovação vai até 15 de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de urna eletrônica em uso nas eleições influenciadores digitais - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de urna eletrônica em uso nas eleições influenciadores digitais - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

As convenções partidárias começaram no último dia 20 de julho e os primeiros candidatos já enviaram seus nomes para aprovação da Justiça Eleitoral. Os dois primeiros a enviar a documentação são de Minas Gerais, dos municípios de Carvalhópolis e de Machado. Pedrinho Pitanga (MDB) e Maycon Willian (PP) abriram a largada dos pedidos.

No decorrer do desta segunda-feira (22/7), o número aumentou progressivamente. Até a noite desta segunda-feira (22/7) eram 12 inscritos para a vaga de prefeito e vice-prefeito. Seis são de MG, dois da Bahia, um do Pará, um de Pernambuco, um de Sergipe e um do Mato Grosso do Sul. Outros 360 se inscreveram para o cargo de vereador.

Para disputar as Eleições Municipais de 2024, os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador precisam cumprir uma série de exigências constitucionais e legais.

O primeiro passo é escolher os nomes por meio das agremiações políticas em convenções partidárias, que devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto, segundo o Calendário Eleitoral. A partir da escolha em convenção, já é possível solicitar o registro das candidaturas à juíza ou ao juiz eleitoral. Os partidos têm até o dia 15 de agosto para enviar os pedidos de registro à Justiça Eleitoral.

Condições de elegibilidade

Para que uma pessoa possa se candidatar em uma eleição ela precisa obedecer alguns requisitos chamados de condições de elegibilidade. Um interessado precisa: ser filiado a um partido político, ter nacionalidade brasileira, ter a idade mínima para o cargo almejado, ser alfabetizado e estar em pleno exercício dos direitos políticos, ou seja, ter título de eleitor e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Para os homens, é preciso ainda estar com a situação militar regularizada, mediante comprovante de alistamento.

Para disputar o cargo de prefeito ou de vice-prefeito, a pessoa deve ter, no mínimo, 21 anos até o dia da posse. Já para vereador, candidatas e candidatos podem concorrer desde que já tenham completado 18 anos na data do pedido de registro de candidatura.

Veja os inscritos para concorrer ao cargo de prefeito até o momento:

Minas Gerais
Pedrinho Pitanga (MDB), Carvalhópolis
Maycon Willian (PP), Machado
Ailton de Dovinha (Mobiliza), Coronel Murta
Alberis (MDB), Gouveia
Aline Ferreira (MDB), Jordânia
Juliano Dentista (União), Extrema

Bahia
Zé Carlos (Avante), Aramari
Débora Regina Debinha (União), Lauro de Freitas

Pará
Alexandre Siqueira (MDB), Tucuruí

Pernambuco
Joel Gonzaga (PSD), Feira Nova

Sergipe
Geraldo de Zé Garcia (Cidadania), Macambira

Mato Grosso do Sul
Beto Teles (Rede), Dourado

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?