metropoles.com

PT escolhe nova executiva neste sábado, de olho em 2026

Corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária no partido, ocupará os cargos mais estratégicos, como Planejamento e Comunicação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Foto colorida de Lula e Edinho Silva, políticos do PT - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Lula e Edinho Silva, políticos do PT - Metrópoles - Foto: Reprodução

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) se reúne neste sábado (23/8) para escolha da nova Executiva Nacional. As modificações acontecem após a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) obter a maioria dos votos no Processo de Eleições Diretas (PED) de 2025. Além da presidência, o grupo irá ocupar os cargos mais estratégicos da sigla, como Comunicação e Finanças.

Em julho, Edinho Silva, ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e ex-prefeito de Araraquara (SP), conquistou a maioria dos votos para assumir a presidência nacional do PT. Com pensamento mais alinhado ao centro, o novo presidente deve buscar alianças mais distantes da esquerda tradicional de olho nas eleições presidenciais de 2026.


Quem é Edinho Silva?

  • Edinho Silva tem 60 anos e é natural de Pontes Gestal, município de São Paulo.
  • É filiado ao PT desde 1985. Foi prefeito de Araraquara por quatro mandatos, entre 2001 e 2008, e entre 2017 e 2024.
  • Ainda em São Paulo, ele foi deputado estadual, entre 2011 e 2015.
  • Foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social no governo Dilma Rousseff.
  • Edinho Silva foi eleito o novo presidente do PT ao conquistar a maioria de votos no Processo de Eleição Direta (PED), que ocorreu no começo de julho. Ele era o nome indicado pelo presidente Lula e derrotou nomes consagrados dentro do partido, como o deputado federal Rui Falcão (SP), Romênio Pereira e Valter Pomar.

Edinho contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para chegar ao comando do partido. Agora, a nova Executiva Nacional será escolhida a partir de nomes ligados à CNB.

Entre os nomes já definidos, está o de Gleide Andrade, próxima à ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que deixou a presidência da sigla em março para assumir uma cadeira no Palácio do Planalto. Gleide deve permanecer na Secretaria de Finanças.

Já em Comunicações é esperada a saída do deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) e a entrada de Éden Valadares, ex-presidente do PT da Bahia, numa indicação do senador Jaques Wagner (PT-BA). Tatto, por sua vez, deve assumir uma cadeira na vice-presidência do partido.

Laércio Ribeiro, ex-presidente municipal do PT em São Paulo, deve assumir a Secretaria de Organização.

Saindo um pouco das indicações da CNB, Henrique Fontana, da Resistência Socialista, mais alinhada ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, deverá seguir na Secretaria-Geral.

Agora, o atual presidente do PT, o senador Humberto Costa (PE), deve ir para a Secretaria de Relações Internacionais, no lugar de Romênio Pereira, que ainda está sem cargo definido.

PT escolhe nova executiva neste sábado, de olho em 2026 - destaque galeria
4 imagens
O senador Humberto Costa
Deputado federal Jilmar Tatto, secretário de Comunicação do PT
A tesoureira do PT, Gleide Andrade
O Secretário de Relações Internacionais do PT e candidato à presidência da sigla, Romênio Pereira
1 de 4

O Secretário de Relações Internacionais do PT e candidato à presidência da sigla, Romênio Pereira

Germana Chaves/PT
O senador Humberto Costa
2 de 4

O senador Humberto Costa

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Deputado federal Jilmar Tatto, secretário de Comunicação do PT
3 de 4

Deputado federal Jilmar Tatto, secretário de Comunicação do PT

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
A tesoureira do PT, Gleide Andrade
4 de 4

A tesoureira do PT, Gleide Andrade

O Metrópoles conversou com petistas que destacam que a chegada de Edinho Silva à presidência do PT deixa o partido cada vez mais próximo do centro, com foco nas eleições gerais de 2026.

A expectativa é de que uma das primeiras mudanças a serem sentidas dentro do PT seja na comunicação. Nos últimos meses, a sigla tem adotado um perfil mais combativo, o que deve mudar. A previsão é de que o PT continue na defesa da soberania brasileira, mas tente se afastar do que chamam de “armadilhas” do bolsonarismo.

A comunicação irá refletir a linha política da nova gestão, com um posicionamento mais moderado e em defesa do governo Lula, considerado o “maior patrimônio” da sigla.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?